BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

Anatel faz acordo com Elon Musk para oferecer internet via satélite no Brasil

Primeiramente, nessa sexta-feira (28) a Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel), concedeu à Starlink, empresa de Elon Musk a permissão de explorar o território nacional até 2027. Entenda o que isso pode causar.

Fonte: istoé

Entenda o isso pode causar

Antes de tudo, a empresa Starlink é uma das que Elon Musk está envolvido. Com essa permissão dada a corporação, o bilionário poderá fornecer internet via satélite para o país.

Esse direito, é de exploração de satélite estrangeiro não geoestacionário em baixa órbita, um sistema de satélites da empresa SpaceX (também do Elon). A concessão, tem uma duração de 5 anos, o que permite que a exploração seja feita até 2027.

concessão
Fonte: TecnTudo

Como consumidor contrata esse serviço?

De acordo com a Anatel, o serviço poderá ser contratado por empresas autorizadas que desejam contratar essa modalidade de rede de satélites ou algum grupo econômico que consiga autorização para entrar nesse mercado.

Segundo a Anatel, existiria a possibilidade de concessão de direitos de exploração até 2033, porém, por ser tratar de algo “pioneiro” na área, resolveu diminuir esse tempo, dando permissão até 2027.

satélite
Fonte: financebrokerage

Motivos da concessão

Esse tipo de concessão era um desejo do Governo Federal. Ano passado, em novembro o ministro das comunicações se reuniu com Elon Musk para as possíveis negociações.

Portanto, o intuito do governo é utilizar a tecnologia de Musk para levar Internet de qualidade para localidades remotas do Brasil, via satélite. Com isso, escolas, comunidades indígenas, unidades de saúde conseguiriam estar conectadas.

De antemão, segundo o Ministério das Comunicações, os recursos da Starlink poderiam ser também usados para monitoramento de desmatamento ilegal e incêndios da Floresta Amazônica via satélite.

elon musk
Fonte: Governo Federal
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese

WORKSHOP ENGENHEIRO PERITO

Conheça o método que engenheiros de todo o Brasil estão usando para trabalhar na justiça recebendo de R$4.375,00 á R$11.547,00.
Sem prestar concurso público!

Fique tranquilo, não enviamos spam!