Categorias

Gerador esférico pode melhorar 35% a eficiência de painéis solares

Imagine só uma esfera simétrica e transparente que pode aumentar em até 35% de painéis fotovoltaicos? Louco, né? Essa foi a super inovação que um arquiteto alemão André Broessel, fundador da Rawlemon projetou. Quer saber mais? Vem comigo

inovação
Fonte: Rawlemon

Como funciona a inovação?

Primeiramente, essa invenção funciona com o mesmo princípio de uma lupa. Ela basicamente tem uma capacidade de permitir que os raios solares que atravessam a mesma, sejam intensificados.

Vale lembrar que, além da captação solar de forma mais ampla, essa esfera também consegue fazer a concentração da luz solar ou até mesmo da lua.

Logo, mesmo em situações de dias nublados, esse equipamento consegue produzir uma média de quatro vezes mais energia em comparação à um sistema fotovoltaico convencional.

inovação
Fonte: Rawlemon

Detalhes da tecnologia

Primeiramente, o equipamento possui um eixo duplo de gerador que permite integrar uma tecnologia de rastreamento óptico natural rotacional, o que é bem vantajoso para locais mais inclinados.

Com isso, a luz é recebida em um local da esfera, refletida e ampliada em outra. Assim, possibilitando com que haja uma concentração de raios solares em uma área determinada.

Portanto, essa esfera foi criada como uma estação autônoma de carregador de energia. Sobre o seu formato geométrico, foi pensado estrategicamente para que melhore a eficiência energética ao máximo.

“Ao reduzir a área de célula de silício para 25% com a potência equivalente usando nosso concentrador de foco de ponto de bola de ultra transmissão, ela opera em níveis de eficiência de quase 57% no modo híbrido.”

Segundo os porta-vozes da Rawlemon.
inovação
Fonte: Rawlemon

Inovação premiada

Enfim, no ano de 2013, o arquiteto responsável pelo projeto foi finalista do Prêmio World Technology Network, exatamente com um protótipo desse equipamento.

Atualmente, melhorias foram feitas e a empresa garante que esse design em forma de esfera pode ser instalado tranquilamente em qualquer topo de edifício, ou até mesmo em um jardim de uma casa convencional.

Por fim, a empresa está criando uma nova versão na qual o dispositivo poderá ser instalado em janelas de edifícios. E aí? O que achou dessa inovação?

Confira mais sobre essa inovação no vídeo a seguir:

Postagens Relacionadas