Primeiramente, no sábado (15 de janeiro) um vulcão subaquático, chamado Hunga Tonga-Hunga Ha’apai, entrou em erupção.
O vulcão está localizado em uma área do Oceano Pacífico, que pertence à nação de Tonga e pode ter sido uma das erupções mais potentes em quase 140 anos. Quer entender mais sobre? Vou te contar.
Erupção com explosão mais forte que uma bomba atômica
De antemão, segundo especialistas a explosão gerada na erupção, foi considerada 500 vezes mais forte do que a bomba atômica de Hiroshima.
Segundo James Garvin, cientista-chefe do Goddard Space Flight Center da Nasa, em uma entrevista à um canal de televisão, as dimensões do fenômeno são espantosas:
“Calculamos um número que gira em torno do equivalente a dez megatons de TNT”.
James Garvin
Vale lembrar que, um megaton correspondente a 1.000 toneladas de explosivo TNT.
Michael Poland, um geofísico do do Serviço Geológico dos EUA, afirma que essa pode ter essa pode ter sido a erupção mais poderosa Krakatoa em 1883, uma das mais famosas que ocorreu na Indonésia.
Danos da erupção
Antes de tudo, a explosão obviamente fez um grande estrago nas ilhas do arquipélago de Tonga. A população das redondezas (cerca de 105.000 pessoas) ainda está completamente isolada, pois os cabos de rede imersos no mar foram danificados com o fenômeno.
Além disso, toda a atividade aérea está comprometida, pois o local está coberto em cinzas impedindo com que algumas ajudas externas consigam chegar ao local.
Vale lembrar que uma pequena ilha da região, teve todas suas casas destruídas. O local basicamente desapareceu devido ao evento.
Apesar de todo esse estrago, a erupção durou apenas uma hora, ao contrário de outras que geralmente possuem uma duração bem mais longa.
Mobilização mundial
Primeiramente, por se tratar de uma erupção subaquática, o evento causou uma Tsunami que afetou completamente a população local.
Porém, autoridades internacionais estão reunindo forças para ajudar o local, disponibilizando navios e aeronaves com mantimentos.
A princípio, os primeiros voos estão saindo da Austrália e da Nova Zelândia e desembarcaram quinta feira (20 de janeiro) com suprimentos como: água, abrigos, equipamentos de comunicação e geradores de energia.
Os primeiros voos da Austrália e da Nova Zelândia desembarcaram em Tonga na quinta-feira com suprimentos de água muito necessários para saneamento e higiene, bem como abrigo, equipamentos de comunicação e geradores de energia.
Por fim, a população local que está com algum tipo de acesso a comunicação, recorreu às redes sociais para postar imagens chocantes da destruição causada pelo Evento.