Categorias
5G: a nova geração de telefonia móvel

5G: Desmistificando a nova geração de telefonia móvel

Muito se fala sobre o 5G chegar ao Brasil e todos os benefícios que consigo chegarão para nossas conexões moveis. Entretanto, você conhece tudo a respeito dessa geração, que promete chegar para revolucionar nossas vidas?

Tecnologia

5G ou melhor, quinta geração de telefonia móvel, promete revolucionar a forma de usarmos a internet móvel em nossas rotinas. Internet das Coisas, altas taxas de transferência e por aí vai…

A quinta geração de telefonia, vai trazer espectros de frequência ainda não explorados pelo 4G (LTE), com espectros de 700 MHz; 2,3; 3,5 e 26 GHz, segundo a Anatel.

A tecnologia MIMO (Multiple Input, Multiple Output), que permite vários transmissores e receptores transferirem mais dados simultaneamente, será incorporada as novas antenas de transmissão.

O 5G terá sua arquitetura definida por software, diferentemente de gerações passadas, que tinham suas arquiteturas definidas por hardware. Logo, as funcionalidades da rede serão gerenciadas por softwares específicos.

5G x 5G DSS

Hoje já temos disponíveis para alguns aparelhos disponíveis no mercado com a tecnologia 5G DSS, contudo ainda não estamos falando do 5G puro. Mas então, o que é o 5G DSS?

DSS significa Dynamic Spectrum Sharing, ou em português, Compartilhamento Dinâmico de Espectro, que na prática, trata-se de uma rede compartilhada para mais de um padrão.  

Existem dois padrões de 5G no mercado: O 5G SA (Standalone) e o 5G NSA (Non-Standalone). Contudo, diferem-se na forma que são implementados nas redes.

O NAS utiliza uma rede que não é exclusiva para seu funcionamento, no entanto o 5G AS, tem uma rede exclusiva para seu uso.

Para esse caso específico, é o espectro da rede LTE (4G) que é compartilhado com o 5G DSS, numa faixa de frequência iniciando em 700 MHz.

Logo, podemos colocar o 5G DSS como um carro de corrida trafegando em uma via de urbana, vai ter um desempenho maior, porém não está no local onde pode acelerar ao máximo.

Contudo, o DSS em comparação com o LTE, consegue entregar larguras de banda maiores, chegando a taxas, em condições ideais, de 400 Mbit/s.

Leilão das faixas de frequência

Um empecilho que atrasa a chegada do 5G puro ao Brasil é o leilão de faixas de frequência por parte do governo. Devido a atrasos, a estimativa é que no terceiro trimestre ele ocorra.

Estimado em valores que chegam aos R$ 40 bilhões, este leilão negociará as 4 faixas de frequências acima citadas. Entretanto, este leilão não arrecadará valores para a União, pois o valor será investido em infraestrutura de comunicação um melhoramento da rede para atender as áreas mais carentes.

Contudo, as previsões dão conta que em 2022 já teremos o 5G SA disponível para aparelhos compatíveis. Segue abaixo as faixas de frequência destinadas a cada modelo de 5G

  • 700 MHz – Para o NSA compartilhando com a rede LTE;
  • 2,3 GHz – Assim como a rede de 700 Mhz, também compartilhará seu espectro com a rede LTE;
  • 3,5 GHz – Rede destinada ao 5G AS, entregando uma maior largura de banda, deverá ser a mais disputada;
  • 26 GHz – Rede para grande transmissão de dados, agrobusiness, automação, indústria 4.0, também será parte do 5G SA.

O que esperar do 5G?

Quando falamos em novas gerações de telefonia móvel, logo nos vem a cabeça maiores velocidades de conexão. No entanto, o 5G promete mais que isso.

Uma rede mais eficiente é um dos benefícios, visto que o risco de congestionamento, problema esse que convivemos dia-a-dia, principalmente nos horários de pico, serão reduzidos.

A IoT (internet das Coisas) vai ser cada vez mais presente em nossas vidas, graças a capacidade de interação maior entre dispositivos que o 5G projeta.

Business people browsing the web on a screen

Aguardemos os próximos meses e suas novidades, mas com certeza a era do 5G será de grandes avanços para nossa sociedade, que provavelmente  mudará seus hábitos.

Postagens Relacionadas