Categorias
Face Shield Impressão 3D

Saúde e Segurança no Trabalho: EPI e EPC por impressão 3D

Quando se fala em Saúde e Segurança no Trabalho é necessário conhecer os equipamentos que protegem o colaborador. São 2 classificações: Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Coletiva (EPC).

Equipamento Segurança no Trabalho
Equipamento Segurança no Trabalho

Os EPI´s são os mais conhecidos e abordados em treinamentos: capacete, bota, luva, protetor auricular, cinto de segurança, entre outros. Já os EPC´s muitas vezes nem são lembrados como equipamentos de proteção, mas eles estão ali para proteger todos colaboradores. Alguns exemplos: extintor de incêndio, sinalizadores de segurança, lava-olhos, etc.

Saúde e Segurança no Trabalho: Face Shields

Com a pandemia do COVID-19, um EPI ficou bastante famoso: os protetores faciais, mais conhecido como Face Shields. Diversas ações foram organizadas em todo o mundo para a produção destes equipamentos através de Impressão 3D.

Face Shiel (Protetor Facial)
Face Shiel (Protetor Facial)

O principal movimento foi o “Prusa Protective Face Shield – RC3” idealizado pela empresa Prusa, de impressoras 3D. No Brasil, o movimento “Face Shield for Life 3D” também foi destaque, reunindo centenas de voluntários para produção de mais de 4 mil unidades do equipamento. Os manuais e arquivos para impressão eram disponibilizados para os voluntários, que fabricavam e depois distribuíam as máscaras produzidas.

Um EPC que também foi desenvolvido e fabricado por impressão 3D para ajudar a conter o COVID-19 foi usado para abertura de portas sem necessidade de usar a mão.

EPC Abertura Portas
EPC Abertura Portas

A empresa Materialise (na Bélgica) desenvolveu o modelo 3D e disponibilizou gratuitamente para toda comunidade de impressão 3D. Com isto, além de instalar estes dispositivos na própria empresa, ela permitiu a instalação em diversos locais do mundo.

Abertura porta sem as mãos
Abertura porta sem as mãos

Outras tecnologias para EPI e EPC

Além da impressão 3D, outra tecnologia que tem ajudado bastante quando se fala em Saúde e Segurança no Trabalho é a Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV).

Algumas empresas que possuem atividades com certo nível de periculosidade, insalubridade ou ergonomia inadequada, já estão usando RA e RV para o treinamento de novos colaboradores.

Um exemplo é a Fiat que construiu um simulador usando o videogame Wii para testar a linha de montagem do futuro veículo, usando realidade virtual.

Realidade Virtual Fiat
Realidade Virtual Fiat (Fonte: Revista Quatro Rodas).

Outra tecnologia que a Fiat também está utilizando, além da realidade virtual, são os exoesqueletos! Estes equipamentos ajudam a reduzir a fadiga e melhorar a ergonomia para diversas atividades que precisam ser executadas nas linhas de montagem.

Exosesqueleto Fiat
Exosesqueleto Fiat (Fonte: Quatro Rodas)

As tecnologias para EPI e EPC estão cada vez mais se desenvolvendo e ajudando na melhoria da Saúde e Segurança no Trabalho. Como apresentado no post Impressão 3D: o céu (não) é o limite!, espera-se que a impressão 3D possa contribuir em diversas áreas, principalmente na área da segurança dos profissionais!

E você, conhece outras tecnologias que estão sendo aplicadas para Saúde e Segurança no Trabalho? Deixe nos comentários!

Postagens Relacionadas