Categorias

Consultoria ambiental: conceitos e dicas incríveis.

Já ouviram falar de consultoria ambiental? Será que é importante? Sabe dizer os motivos que levam as empresas a contratarem um? E você, que trabalha em uma empresa, caso seja requisitado, saberia como escolher um consultor? Continuem lendo esse artigo para tirarem suas dúvidas e pegarem algumas dicas.

Atualmente, vivemos em uma era em que as questões relacionadas ao meio ambiente vem se tornando cada vez mais importantes à medida que os problemas ambientais se agravam.

Sendo assim, os governos e órgãos reguladores estão tendendo a criar leis, regulamentos e normas de conformidade ambiental, para que, de certa forma, as empresas busquem investir em energias renováveis, tecnologias limpas, processos que agridam pouco ou nem agridam o meio ambiente.

Mas será que todo profissional está apto a avaliar se a empresa está em conformidade com esses regulamentos? Ou faz-se necessário a contratação de um consultor?

Enfim… a consultoria ambiental se baseia na utilização de conceitos biológicos, químicos, físicos dentre outras áreas para a realização de perícias e análises ambientais.

perícia ambiental

Quando falamos em conformidade ambiental temos que definir metas para que possamos atingir nossos objetivos.

Mas, o que seriam metas ambientais?

Meta ambiental

A meta ambiental é nada mais que um objetivo traçado, isso quer dizer, o quanto de energia eu quero reduzir? Quais e o quanto de área degradada eu quero recuperar? O quanto de efluente eu quero recuperar visando não despejar no meio ambiente?

As empresas que oferecem esse tipo de consultoria, utilizam, como uma das ferramentas, o ciclo PDCA.

pdca

Vale a pena contratar uma consultoria ambiental?

Quando falamos em estar em conformidade com leis e normas ambientais temos que avaliar se temos profissionais com essa aptidão, pois, com o passar do tempo essas leis ficam mais rigorosas.

O que seria mais econômico? Contratar uma consultoria ambiental ou pagar uma multa milionária?

Além disso, se o tempo é dinheiro, com essa expertise, esses profissionais têm a capacidade de executar a análise e gerar relatórios com uma maior rapidez, eficiência, clareza e o mais importante, segurança na análise. Isso quer dizer, uma análise mal feita pode gerar sérias implicações econômicas e sociais se o planejamento e a ação não atenderem os requisitos ambientais.

Contudo, sempre que pensamos em uma consultoria, temos que avaliar se a empresa ou profissional contratado suprirá sua demanda.

Sendo assim, estude… pesquise…

consultoria ambiental

E como fazer isso? Segue aí! Pegue um papel e uma caneta e anote essas dicas incríveis.

Processo para escolha de um consultor 

Defina um objetivo baseado em suas necessidades

Antes de tudo, você precisa avaliar em qual área você pretende aplicar essa política ambiental, pois cada consultor ambiental é especializado em determinada área.

Além disso, você precisa definir seus prazos e claro, definir um orçamento.

Analise o histórico do consultor 

Não contrate apenas pela descrição que você viu no anúncio.

É de extrema importância, para garantir a qualidade no serviço, realizar uma entrevista com o consultor ambiental para saber se qual a expertise do consultor na área, conhecer os projetos em que ele já atuou, dentre outros. 

Verifique as credenciais

Sobretudo, antes de fechar o contrato, verifique se a empresa possui consultores aptos a atuarem em áreas contaminadas. Para isso, solicite um portfólio.

O consultor ambiental, além de conhecimento técnico, deve ter amplo conhecimento jurídico

Já possui um escopo?

Não? Então, descreva de forma bem detalhada o trabalho que você está requisitando. Dessa forma, poderá realizar uma nova reunião com a equipe de consultoria ambiental para que não haja uma má interpretação e que as dúvidas possam ser sanadas.

escopo ambientalCaso necessite de ajuda, peça ajuda ao consultor para definir esse escopo.

Conheça as normas ambientais

Do mesmo modo, o consultor tem por dever lhe apresentar a lista de requisitos para que você possa estar em conformidade com a norma ambiental. O dever dele, é guiá-lo para que você atinja sua meta.

Em suma, espero ter ajudado com essas pequenas dicas sobre consultoria ambiental. E claro, o assunto vai muito mais além. 

Continuem acompanhando o blog da engenharia! Curtam! Compartilhem!

Afinal, nosso time possui profissionais com experiência na área ambiental.

Bem como, não deixar de interagir!!!! Digam quais assuntos gostaria de saber! Teremos o prazer de nos aprofundarmos e compartilharmos nosso conhecimento e experiência de forma mais descontraída e descomplicada.

Postagens Relacionadas