Categorias

Dia Mundial do Meio Ambiente são todos os dias!

Definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Estocolmo no dia 25 de Junho de 1972 O Dia Mundial do Meio Ambiente, possui o objetivo principal de trazer a atenção de todos para os problemas ambientais e para importância da preservação dos recursos naturais.

Atualmente a preocupação pelas causas ambientais vem crescendo por parte de grandes potências, mas há muito que melhorar. Convidamos vocês para esse debate importantíssimo, vamos lá?

meio ambiente

A sustentabilidade é conectar atitudes para melhorar o planeta!

Primeiramente, é um dia mundial para lembrar a população e os governantes sobre a importância da preservação dos nossos recursos e da necessidade de leis que garantam o desenvolvimento sustentável, que aliás é de responsabilidade de todos nós! É preciso mais que consciência, é preciso a sensibilização e a clareza de como atitudes diárias podem nos ajudar a salvar nosso planeta. Vídeo abaixo mostra o desmatamento da Amazônia nos últimos 30 anos.

Sobretudo, o desenvolvimento sustentável exprime a relação entre crescimento econômico, conservação ambiental e preocupação social. A partir da sensibilização da sociedade em razão do uso irracional dos recursos naturais e dos impactos ambientais gerados pela ação humana, o conceito de crescimento sustentável se coloca como uma alternativa. Além disso essa atitude que promove a interdependência entre economia, meio ambiente e sociedade.

Cuidar do planeta não é mais uma obrigação e sim uma necessidade, é a única maneira de garantir a existência de recursos naturais para as gerações futuras. Portanto o assunto sustentabilidade está cada vez mais presente no cotidiano das empresas e da sociedade e já tornou obrigação para muitas delas. Vale lembrar, que O Dia Mundial do Meio Ambiente não é apenas em uma data específica, devemos ter essa preocupação nos 365 dias do ano!

sustentabilidade

Nosso papel como Engenheiros

Primeiramente nossas cidades precisam ser repensadas para iniciar um novo ciclo de desenvolvimento, planejamento e retomada econômica. Os profissionais das engenharias, agronomia e geociências tem papel fundamental nessa transformação para que ela seja cada vez mais sustentável.

Através deles, as atividades humanas, pautadas na ciência e na Engenharia, são o estopim das mudanças e todas elas causam impactos ambientais, sejam eles de menor ou maior proporção, negativos ou positivos. Passamos pela obtenção dos recursos minerais, pelo preparo do solo à produção de alimentos, pelo desenvolvimento de máquinas, produção de energia, além da construção e planejamento do campo e das nossas cidades.

meio ambiente

Para tanto cabe a atuação com autorresponsabilidade, visando sempre promover o desenvolvimento sustentável local, atingindo assim resultados a nível global, garantindo recursos naturais para posterioridade.

Veja o vídeo impactante da ONU sobre O Dia Mundial do Meio Ambiente e pare um pouco para refletir sobre o que você está fazendo diariamente para a causa.

Postagens Relacionadas