Categorias
casa de plástico

Do lixo ao teto: casas populares feitas de plástico reciclável

Sabemos que na atualidade o lixo é um dos grandes problemas mundiais. O consumo desenfreado, falta de conscientização populacional e descarte inadequado geram diversos problemas nas cidades.

Assim surge uma maior preocupação com essa adversidade que encontramos na nossa sociedade, tendo uma maior conscientização da importância da reciclagem e formas criativas de aproveitar materiais que seriam descartados.

Lixo
Fonte: DomTotal – Problemas de destinação de lixo encontrado nas cidades.

Tem casa para todo mundo?

Outro problema grave vivenciado nas cidades do Brasil e de vários lugares do mundo é a falta de moradia. Esse assunto se baseia na falta acesso por parte da população a locais com condições mínimas de habitação.

Segundo pesquisas em 2020 realizadas pela ONU, existem mundialmente pelo menos 800 mil pessoas que não possuem um lugar para morar e 1 bilhão que moram em habitações consideradas inadequadas.

Moradores de rua
Fonte: Folha-UOL- Situação de moradores de ruas.

Do lixo ao teto

Pensando nesses dois problemas enormes, uma startup mexicana chamada EcoDom trouxe uma solução inovadora: porque não transformar lixo em moradias populares? Utilizando o plástico que é um material demora centenas de anos para sua decomposição, poluem oceanos e enchem lixões, desenvolveram opções viáveis de moradias.

Segundo membros do negócio, essa é uma solução que promove materiais duráveis, resistentes resultando uma residência com isolamento acústico e térmico, com baixo custo e além disso ajuda o meio ambiente.

Ecodom
Fonte: Ecodom – Local que ocorre o processo produtivo

Mas essa casa resiste mesmo?

O CEO da empresa garante que o material pode resistir até o dobro do que os materiais convencionais usados hoje em dia. Confirma que acelera a fase de construção e proporciona economia de 25% do custo total da obra.

Sobre a resistência, garante também que os materiais usados na Engenharia Civil resistem 2,5 quilos por centímetro quadrado e os oriundos do plástico 5,3 quilos por centímetro quadrado.

Lixo
Representação do plástico compactado

Quanto custa uma casa de plástico

De acordo com a empresa responsável por essa inovação, uma casa popular com materiais provenientes da reciclagem, com em média 42 metros quadrados, custa em média U$ 265 dólares e demora uma semana para sua construção. Vale ressaltar que além da economia, o material utilizado é durável e impermeável.

Contudo há outro fator interessante é que 10% dos lucros obtidos nessas construções, são destinados a causas sociais e também há a possibilidade de os compradores pagarem a sua casa com trabalho, ao invés de dinheiro.

casa de plástico

Quantidade de plástico retirado do meio ambiente

Atualmente são produzidos cerca de 120 painéis por dia pela empresa de acordo com o seu fundador, o que faz com que aproximadamente 5,5 toneladas de plástico não sejam desperdiçadas na natureza. Portanto para execução de uma casa simples, são usados em média 80 painéis que representam 2 toneladas de plástico.

Lixo
Fonte: Casa e Jardim

Como é feita a coleta do material

Geralmente os materiais coletados são garrafas vazias e brinquedos descartados, que são facilmente encontrados em grandes centros urbanos facilitando a obtenção de matéria prima. Há operações de mutirão entre funcionários e voluntários pelas ruas à procura de plástico para ser empregado nessas construções.

Fora essa coleta feita diretamente pela startup, eles fazem a compra do material por quilograma de pequenas empresas.

Lixo
Elementos produzidos através de plásticos para serem usados em construção civil.

Processo produtivo

Primeiramente há uma seleção prévia dos materiais plásticos recolhidos, logo após é feita a trituração do mesmo através de um processo industrial transformando-os em flocos. O resultado desse processo é colocado em moldes, derretidos e ao chegarem no estado de plasma são levados à uma prensa onde aplica-se uma pressão e assim tendo a matéria prima dos elementos da construção.

Reciclagem
Fonte: EcoDom via Twitter – Processo produtivo

Mudar vidas e salvar o meio ambiente através da construção

Segundo Carlos Gonzales, o fundador da empresa “Nosso objetivo é limpar profundamente o México e o mundo de plástico, aproveitando o potencial de construção de suas propriedades.

Além disso, a EcoDom em 2017 começou a doar casas para famílias no mundo todo, trazendo condições habitacionais para diversas pessoas.


Passos para um sociedade sustentável!

casa de plástico

Postagens Relacionadas