BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias
poluição

Semana do Meio Ambiente 2023: o combate à poluição plástica

Comemoramos a Semana do Meio Ambiente em 2023 com uma forte ênfase no combate à poluição plástica, um dos maiores desafios ambientais do nosso tempo. Cada vez mais, vemos o impacto devastador dos resíduos plásticos em nossos oceanos, vida marinha e na saúde humana. No entanto, existem iniciativas bem-sucedidas em todo o mundo que estão enfrentando essa crise de frente.

Vamos conhecer algumas delas?

The Ocean Cleanup e a poluição nos oceanos

Uma dessas iniciativas é o projeto The Ocean Cleanup, que visa reduzir a poluição nos oceanos ao remover grandes quantidades de plástico do oceano usando barreiras flutuantes de alta tecnologia. Esse projeto pioneiro já conseguiu retirar toneladas de plástico dos mares e rios e continua a se expandir em todo o mundo.

poluição
Photo by The Ocean Cleanup

Plastic Free July e o combate a redução do uso de plásticos

Outra iniciativa importante é a campanha global "Plastic Free July", que encoraja indivíduos, empresas e governos a reduzir o uso de plástico descartável durante todo o mês de julho e além. Assim, a campanha que já tem milhões de participantes em todo o mundo tem mostrando que pequenas mudanças no dia a dia podem fazer uma grande diferença na luta contra a poluição plástica.

Projeto TAMAR, uma iniciativa brasileira

No Brasil, temos o exemplo do Projeto TAMAR, que atua na preservação de espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção. Desse modo, além de trabalhar na conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental, o projeto tem trabalhado no combate à poluição plástica nas praias, retirando toneladas de resíduos que ameaçam a vida das tartarugas e outros animais marinhos.

poluição
Photo by Projeto TAMAR Ubatuba | Instituto Argonauta

É só o começo do combate à poluição plástica

Esses são apenas alguns exemplos de como a inovação e a conscientização podem ajudar a combater a poluição plástica. Mas ainda há muito a ser feito para proteger nossos oceanos e nossa saúde. Precisamos de uma ação global coordenada para enfrentar esse desafio e adotar práticas sustentáveis em nossas vidas diárias.

Então, nesta Semana do Meio Ambiente, vamos nos comprometer a fazer a nossa parte e apoiar iniciativas como estas.

Por fim, como dizia a escritora e ativista Jane Goodall, "você não precisa fazer grandes coisas, mas pode fazer pequenas coisas com grande amor".

Leia também: https://blogdaengenharia.com/engenharia/dia-mundial-das-florestas-e-avatar-uma-metafora-para-a-preservacao-ambiental/

Total
0
Shares
Postagens Relacionadas
consulte Mais informação

O antídoto para o greenwashing

Este artigo discute a importância e a necessidade de uma transição ecológica, bem como a exploração da consciência ecológica dos consumidores por meio de estratégias de marketing como o greenwashing. O artigo aborda também soluções para ajudar as empresas a se tornarem mais sustentáveis, tais como a Avaliação do Ciclo de Vida e o Gêmeo Digital, que permitem o monitoramento eficaz e a mensuração dos impactos ambientais das ações das empresas.