Categorias
vento

Nordeste: superando expectativas na geração de energia eólica

A região nordeste vem batendo recordes na geração de energias renováveis, principalmente as energias solar e eólica. Isso se justifica devido a localização do território ter recursos abundantes, como vento e radiação. A partir disso, a região Nordeste abriga 80% dos parques eólicos, em razão de ter ventos com características constantes e velocidade estável. 

No dia 8 de julho, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou um novo recorde referente a geração eólica instantânea. O seu recurso primordial, o vento, obteve um pico de 11.548 MW, por volta das 23h56.  Assim, esse valor se torna suficiente para grande parte do abastecimento da região, sendo esse valor expresso em 99,2%.

Você sabia que a energia eólica abastece a maioria da demanda de energia do Nordeste?

A partir da superação da perspectiva da geração de energia eólica, outros recordes recentes também foram registrados. Por parte dessa energia, foram produzidos 11.354 MW no dia 2 de julho, expressando 97% da demanda da região Nordeste. Ainda, no dia 26 de maio, houve um pico de geração de 10.612 MW, passando das 23h.

Até 15 de Junho de 2021, o Brasil atingiu a marca de 19,1 GW de capacidade instalada a respeito da energia eólica. Dia esse considerado o dia mundial do vento. (ABEEólica)

Infraestrutura

É um fato que o Brasil vem avançando na geração de energia eólica. Para que isso ocorra, hoje o país conta com uma infraestrutura composta de mais de 8.500 geradores, mais de 720 parques eólicos e está presente em 12 estados brasileiros. Ou seja, a energia eólica é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira.

Logo, você pode se perguntar: o que significa isso na realidade? Os dados presentes nos parágrafos anteriores, expressam o abastecimento de 28,8 Milhões de residências mensalmente. Portanto, 86,4 Milhões de pessoas são beneficiadas por essa fonte de energia limpa e sustentável.

Quais são os estados que lideram a energia eólica?

Segundo a ABEEólica, o Rio Grande do Norte lidera o ranking de potência, parques e aerogeradores eólicos, visto que o mesmo possui 5.574,8 MW, 191 parques e 2.444 aerogeradores. Em seguida, se posicionam os estados da Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Sul.

Sendo assim, o Rio Grande do Sul é o quinto estado com maior potência, parques e aerogeradores do Brasil, além de ser o primeiro da região Sul. 

Investindo para o futuro

Os investimentos feitos na geração de energia eólica vem a partir de duas frentes: ampliação da diversificação na matriz e benefícios. A partir disso, podem ser citados alguns benefícios, como: sem emissão de CO2, contribuição para o aumento de renda da população local e aumento do PIB (Produto Interno Bruto), além do IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano do Município).

Os investimentos no setor eólico, até o ano de 2020, podem ser expressos em US$ 4 bilhões. Esse valor descreve 45% dos investimentos feitos no âmbito das energias renováveis brasileiras, como a biomassa, solar, PCHs e outras.

Quer saber mais sobre as demais energias renováveis? Confira tudo no @eletrizandoo

Também não deixe de conferir aqui!

Postagens Relacionadas