Categorias

Engenheiro de Software vs Desenvolvedor de Software: Qual o melhor?

A semelhança entre os nomes pode confundir muitas pessoas! Apesar disso, há muitas diferenças entre um engenheiro de software e um desenvolvedor de software que vão desde o curso de graduação às tarefas que cada um desempenha dentro da empresa.

Entenda as diferenças entre os dois e faça a melhor escolha para a sua carreira.

Funções e Responsabilidades    

Dentro de um projeto de desenvolvimento de software é muito comum haver tanto um engenheiro de software quanto um desenvolvedor na equipe, uma vez que os profissionais têm funções distintas no time.

O engenheiro de software participa do processo de desenvolvimento como responsável por desenhar, avaliar, manter, testar, desenvolver e prover soluções tecnológicas para os desejos e necessidades do cliente.

The Impact of Software Development in the New Normal - NTConsult

Por outro lado, o desenvolvedor de software se encarrega pelo processo de desenvolvimento do software em si, isto é, desenhar, arquitetar e criar as principais tarefas que o programa executará, assim como escrever as linhas de código junto ao time de programadores, sempre visando a produtividade, a alta performance e a satisfação das demandas do cliente.

Formação acadêmica

5 Software Skills You Need to Succeed as a Paralegal - Without Being a Techie - TheRecordXchange | Your Trusted Source for the Record of ProceedingsTheRecordXchange | Your Trusted Source for the Record of Proceedings

Geralmente, para se tornar um engenheiro de software é necessário que o profissional obtenha graduação em Engenharia de computação ou em Engenharia de software.

Além disso, realizar muitos cursos de lógica de programação, arquitetura de computadores, estrutura de dados e algoritmos, como forma de complementar a aprendizagem.

Estes engenheiros também devem estar habilitados a trabalhar com diferentes modelos matemáticos e tecnologias de hardwares.

Já os desenvolvedores de software, por sua vez, possuem graduação em Ciência da computação, Sistema de informação ou outro curso relacionado.

programming #programmer #programmers #coding #code #developer #developers #computer… | Desktop wallpaper design, Minimalist desktop wallpaper, Minimalist wallpaper

Durante sua formação, é necessário que o profissional estude várias linguagens de programação, mas escolha uma ou duas para se especializar. Isto dependerá diretamente do mercado que deseja atuar.

Por exemplo, Python, uma linguagem de alto nível orientada a objetos, é comumente usada em programação web ou aplicativos, enquanto C++ é utilizada em uma grande variedade de tarefas, desde aplicativos até gráficos de jogos.

Gestão de Projetos

100+ Agile Pictures | Download Free Images on Unsplash

Tanto os engenheiros, quanto os desenvolvedores necessitam expandir seus conhecimentos em gerenciamento de projetos, adotando várias metodologias de desenvolvimento de software, como Kanban, Scrum, XP.

Além disso, vale a pena ressaltar que um engenheiro de computação também pode trabalhar como desenvolvedor de software, porém alguém com formação de desenvolvedor raramente trabalha como engenheiro de software.

Habilidades Necessárias

Um desenvolvedor de software profissional não é alguém que apenas escreve linhas de código.

Além de estar habilitado com diferentes linguagens de programação, o desenvolvedor deve ter capacidade analítica, boa comunicação e experiência com diferentes plataformas abertas, como Github.

Muitas vezes, o desenvolvedor precisará se envolver com vários projetos simultâneos, por isso capacidade de atenção, criatividade e organização são habilidades extremamente necessárias.

Important Job skills for Software Engineers | by CV Simply | Medium

Similarmente, o engenheiro de software precisa de expertise técnica para trabalhar em vários projetos diferentes, especialmente naqueles que envolvem ferramentas open-source.

Além do mais, é essencial que este profissional apresente boa capacidade de gerenciamento, liderança, organização, boa comunicação para lidar com a equipe de projetos, além de proficiência em supervisionar planos de projetos técnicos e em gestão de produtos.

Conclusão

A indústria da tecnologia cresceu bastante nos últimos anos, especialmente, devido à grande capacidade de profissionais de ambas as profissões.

Então, independentemente da escolha, lembre-se que não há um melhor absoluto, pois bons profissionais são formados com a experiência adquirida com tempo e estudo.

Entender suas diferenças como formação acadêmica, mercado de trabalho, habilidades necessárias e saber que tipo de futuro que você deseja é o primeiro passo para fazer uma carreira de sucesso no mercado de softwares.

rooney mara gifs Page 4 | WiffleGif


Aproveite e siga o Blog da Engenharia no Instagram, pois sempre estamos trazendo conteúdo interessante para você!!

Postagens Relacionadas