Categorias

O básico da gestão por processo

Inicialmente,  como podemos analisar e melhorar nossos processos se não sabemos o que significa processo? Você saberia definir? Bom… processo é um conjunto de atividades inter relacionadas, sequenciadas de forma lógica, que transforma um insumo (entradas) em um produto ou serviço (saídas).

Fluxograma de processo

A maneira com que gerimos nossos processos irá definir o sucesso ou o fracasso do nosso produto.

A título de conhecimento existem alguns tipos de modelo de gestão, cada um com suas peculiaridades, por exemplo: Taylorismo, Fordismo e o modelo que é seguido atualmente, o pós fordismo. Por exemplo, do filme do Charles Chaplin. Lembrou?

Gestão “DE” x “POR” processos

Quer saber do porquê das palavras “de e por” estão destacadas né?  Enfim, existe uma grande diferença quando falamos de gestão de processos e gestão por processos. Qual é o melhor? Qual seguir? Você quem tem que avaliar e dizer qual sua opinião sobre cada um. Agora, vamos conhecer as diferenças?

A gestão de processos organizada por funções, segue uma estrutura verticalizada,  em outras palavras , segue uma cadeia hierárquica.

Dessa forma, os que estão em níveis hierárquicos inferiores tem seu trabalho sendo constantemente fiscalizado pelos níveis superiores e possui monotonia na execução das atividades.

Sendo assim, como resposta a essa organização estrutural, o desempenho é estimado através da produção do indivíduo, ou seja, na execução de sua função.

Por outro lado, a gestão por processos possui é organizada horizontalmente e possui seu foco completamente voltado para a agregação de valor ao cliente. Isso quer dizer, foco no resultado.

Ainda, a divisão das atividades e o trabalho em equipe permitem que além da melhoria da qualidade do produto final, que resulta na satisfação do cliente, a equipe, por ter habilidades e conhecimentos multidisciplinares, tem seus integrantes evoluindo profissionalmente através de novas experiências.

Trabalho em equipe

Ótimas vantagens não?! Em contrapartida, posso dizer que não é fácil aplicar a gestão por processos. Existem algumas barreiras que precisam ser quebradas para aplicarmos essa tecnologia.

Barreiras 

Em muitas organizações públicas e privadas há uma dificuldade em que seja proposto ou quem dirá implementar inovações metodológicas e tecnológicas, fatores estes que seguem um fluxo inverso da gestão por processos.

Barreira na implantação de novos processos.

Essa gelificação em seguir certos paradigmas ocorre, em sua maioria, em órgãos públicos, onde nitidamente é possível visualizar a hierarquização das funções.

Em suma, modelos e processos ultrapassados são utilizados até hoje e, mesmo demonstrando falhas, não são propostas soluções para tal problema, por medo. Contudo,se  já não está dando certo, qual o motivo para não inovar?

 Não se tem nada a perder.  Concordam? Por fim, vamos mudar nossa visão, abrir nossas mentes. Seja você essa pessoa a promover melhorias e inovação em seu ambiente de trabalho!

Mudança na gestão de processo

Dessa maneira, continuem acompanhando o blog da engenharia para conhecer mais sobre a análise e melhoria de processos e como implementá-la na prática.

Postagens Relacionadas