Categorias

O hazop e a análise de risco

De antemão, temos que estar conscientes que corremos riscos diariamente, desde ir ao trabalho a cozinharmos. Enfim, na indústria não seria diferente. Contudo, neste caso, temos técnicas para prever esses riscos ́ de forma a mitigá-los. Por hoje vamos estudar sobre o hazop. Já ouviram falar? Conhecem? Então confira neste artigo o que é e como aplicamos esta técnica.

O que é hazop? 

Em primeiro lugar, a palavra hazop vem da língua inglesa que  significa HAZard OPerability Sturdy. Agora, traduzindo para o português estudo dos riscos e operabilidade.

À primeira vista, tivemos o desenvolvimento da técnica para aplicação inicialmente em processos químicos.

Mas, com o sucesso da metodologia, esta foi generalizada e aplicada em outros tipos de processos, que vão desde sistemas complexos até softwares.

E qual seria seu objetivo?

Objetivo da metodologia

Primeiro, o objetivo principal da aplicação do hazop é conferir a identificação e a avaliação dos perigos de segurança e meio ambiente que a planta industrial pode vir a oferecer.

Segundo, e não menos importante, os problemas que possam vir a comprometer a planta. Isso quer dizer, que poderia reduzir a produtividade da planta e  aumentar os custos com insumos, por exemplo, caso algum acidente venha a ocorrer.

Diante disso, a técnica pode ser executada tanto  na parte de planejamento da planta, como na planta já em execução. Afinal, nunca é tarde quando se trata de segurança.

Se tratando de segurança, já sabemos que é vantajoso. Agora, já existem outras técnicas de avaliação de riscos, qual a vantagem de aplicar o hazop em específico?

As vantagens

O hazop é aplicado com a utilização de perguntas através de palavras-guia, ou seja, a metodologia segue uma abordagem sistemática o que facilita e dá mais agilidade ao processo.

Palavra guia hazop

Conforme dito anteriormente, devido a técnica poder ser aplicada a diversos sistemas e áreas torna-a bastante flexível.

Por fim, durante a execução da reunião para a análise de risco temos a presença de uma equipe multidisciplinar. Por exemplo, contamos com o pessoal de operações que já estão acostumadas com os desvios dos parâmetros do processo, de segurança, meio ambiente, dentre outros.

Agora, uma vantagem, não só para a planta mas para o pessoal empregado, é a uniformização dos conhecimentos.  E como ocorre essa reunião? É disso que iremos tratar no próximo tópico.

Como funciona o hazop?

Primordialmente, é a formação de uma equipe multidisciplinar!

Nesse meio tempo, se tratando da técnica em si, é a determinação da área onde será realizada a análise de risco.

Posteriormente, realizamos a divisão das áreas em subáreas através de “nós”. Dessa maneira, garantimos que nenhum detalhe que possa vir a comprometer a operação da planta seja esquecido.  Que detalhe seria esse? Por exemplo, podemos identificar que uma queda de pressão de um vaso seria um risco. Mas, o nível, se diminuir muito?

Para determinarmos esse grau de detalhamento, ou seja, onde realizar cada análise temos alguns critérios. São eles:

  • Mudança de processo
  • Mudança de estado físico.
  • Equipamentos com parâmetros ( Temperatura, Pressão, Vazão, Nível) distintos.
  • Vasos do processo e auxiliares.

Anteriormente, falamos sobre perguntas e palavras-guia. Lembram?

Vamos entender melhor!

As palavras-guia no hazop são as alterações que ocorrem no processo, que, aplicada diretamente com os parâmetros resultam nos desvios.

palavras guia aplicadas ao hazop

Em outras palavras, as possíveis causas.

A análise de riscos é feita em cima de um P&Id , um fluxograma de engenharia, pela equipe, e registrada em uma planilha pelo facilitador, que conduz a reunião fazendo as perguntas.

Planilha hazop

Em seguida, é realizada a categorização cruzando a frequência com a severidade resultando no risco.

Por fim, esse risco é classificado de I a V após ser aplicado na matriz de risco. 

Risk management matrix

Apenas os riscos I e II são aceitáveis. Em suma, não negligenciam a segurança! Para mais artigos como este, sigam o blog da engenharia! E não esqueçam de compartilhar o conteúdo!

Postagens Relacionadas