Categorias
Eficiência energética

Eficiência energética: a busca por equilibrar o consumo de energias

A  sociedade moderna é altamente dependente de energia, buscar reduzir o consumo mantendo a alta performance de equipamentos e máquinas é necessário, e a eficiência energética é a grande aliada para promover estes avanços.

O que é Eficiência energética
A eficiência energética abrange tecnologias promovidas por inúmeras fontes de energia.

Sempre adquirimos e inserimos novas tecnologias em nossa vida, e em pouco tempo as mesmas já se tornam essenciais. Do mesmo modo, constantemente a indústria caminha em direção às inovações tecnológicas promovidas pela 4ª revolução industrial. 

Ambos cenários possuem algo em comum. Tudo que foi apresentado só se torna real com o uso de energia. É inegável que que a energia se tornou um recurso totalmente primordial para a sociedade moderna. 

Podemos considerar dentro dos cenários apresentados algumas fontes e formas de se obter energia: gasolina, gás natural, óleo diesel e, principalmente, a eletricidade.

O que é Eficiência energética
Fontes renováveis e fontes fósseis de energia.

Exploramos o meio ambiente para obter fontes renováveis de energia e também fontes fósseis de energia. Portanto, equilibrar e otimizar o uso desses recursos tornou-se importante e necessário para o mercado, sendo de extrema importância para preservação da natureza. Neste contexto surge a eficiência energética.

O que é eficiência energética? 

Eficiência energética pode ser compreendida como a relação entre a energia disponibilizada para executar uma atividade e aquela que de fato é empregada em sua realização. Dessa forma, percebemos que a eficiência energética busca tornar eficiente o uso de energia e evitar desperdícios. 

O que é Eficiência energética
É crescente a busca e interesse em promover a eficiência energética por parte das empresas.

A questão aqui não é reduzir o consumo de energia almejando apenas economizar dinheiro. Seria insustentável não otimizar o consumo de energia por parte da indústria, e sociedade, tendo em vista, que cada vez mais a demanda por energia aumenta.

Logo, a eficiência energética é o caminho para evitar que entremos em colapso por termos uma demanda de energia tão alta. Consequentemente, ao promover eficiência energética reduzimos também as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

Formas de promover e incentivar a eficiência energética

Percebemos até aqui que o uso racional de energia deve ser praticado tanto por parte do mercado, quanto pela sociedade e há políticas de incentivo para ambos no que diz respeito eficiência energética. Confira a seguir. 

“ISO 50001 – Gestão de energia”: Adotada no Brasil como “ABNT NBR ISO 50001”, é uma norma de sistemas de gestão de energia que apresenta aspectos específicos, e mensuráveis capazes de promover a redução do consumo de energia, e melhor aproveitamento do uso dos recursos. 

Todas empresas podem aderir a norma. Empresas que possuem a sustentabilidade como pilar são reconhecidas no mercado. Além disso, projetos afim de promover eficiência energética são capazes de aumentar a receita das empresas, ainda que inicialmente seja necessário investimentos.

O que é Eficiência energética
Os três pilares da sustentabilidade.

Selo Procel: Já reparou que muitos eletrodomésticos possuem o adesivo de uma lâmpada? Esse adesivo é o selo Procel  (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). 

O selo é inserido nos equipamentos mais eficientes, dessa forma o programa Procel busca incentivar o consumidor a dar preferência por equipamentos que consomem menos, de modo que seja possível identificá-lo facilmente ao efetuar a compra. Por outro lado, o mercado é induzido a aprimorar cada vez mais suas tecnologias.

Selo Conpet: Também existe um programa para o uso eficiente dos combustíveis, o Conpet. O Selo Conpet de Eficiência Energética é concedido a carros, fogões e aquecedores de água a gás, destacando os equipamentos que possuem alta eficiência energética.

O que é Eficiência energética
Selo Conpet e o selo Procel.

Temos aqui mais uma ação capaz de ser determinante para definir a escolha de compra do consumidor, e também estimular o mercado a se aprimorar para atender seu público. 

Ações sustentáveis x Imediatismo

A preocupação com a preservação do meio ambiente não deve se restringir apenas ao setor econômico. A sociedade também precisa reconhecer seu papel e protagonismo nesta questão.

Vivemos hoje a era do imediatismo, mas se tratando de ações sustentáveis é preciso ter calma. Perseverança e constância devem ser aliadas ao inserir ações de eficiência energética dentro de uma empresa.

O que é eficiência energética
Apresentar indicadores a equipe envolvida nos projetos, é uma estratégia para engajar os colaboradores .

Ter indicadores para acompanhar os projetos é uma excelente ferramenta para motivar a equipe e seus colaboradores, pois resultados expressivos não são imediatos.

É certo que as futuras gerações serão altamente impactadas por nossas ações do “hoje”, por menor que seja essas ações. As pequenas ações possuem grande impacto no futuro. Mas este “futuro” não é amanhã.

 

Postagens Relacionadas