Categorias

Planejamento Estratégico de Carreira: Como desenvolver o seu [Parte 1]

Assim como as empresas possuem um planejamento estratégico que as ajudam a definir os objetivos e formular quais caminhos devem traçar para conquistá-los, existe também o Planejamento estratégico de carreira que todo profissional ou estudante deveria fazer.

Hoje, mostrárei-lo os fundamentos básicos para que possa começar a desenvolver o seu! Vamos lá?

Career Development And Ascend Concept Stock Photo - Image of concept, ascend: 134000816

Nas empresas o Planejamento Estratégico estabelece a Missão, a Visão e os Valores que, respectivamente,  são o propósito da empresa existir e o que ela se dedica a fazer no dia-a-dia; o objetivo e a situação que a empresa almeja alcançar; e os ideais de atitude e comportamento que devem prevalecer sobre os colaboradores da empresa.

No Planejamento Estratégico de Carreira, possuímos um correspondente paralelo deste tríplice, porém ao invés nomeá-lo como Missão, Visão e Valores, chamamos de Ambição, Papel e Competências.

AMBIÇÃO vs VISÃO

Planejamento de Carreira
Na figura: Trabalho dos sonhos

Em um planejamento estratégico de carreira, a Ambição corresponde a algo como a Visão de uma empresa. Assim, podemos entender tanto a Visão quanto a Ambição como o objetivo ou situação que a empresa – ou profissional neste caso – pretende alcançar futuramente.

Podemos pegar como exemplos a Visão da Disney e da Samsung.

  • “Fazer as pessoas felizes”.
  • “Melhorar a comunidade global através da busca constante por inovações e criação de valor”.

Perceba que quando tratamos da Visão da empresa, falamos de metas de longo prazo, objetivos que inspiram e que são memoráveis, conciso e atemporais. Se tratando de Ambição, temos estas mesmas características.

Assim, quando começar a elaborar um plano de carreira, pergunte-se “Que tipo de vida eu quero criar para mim?”, “Qual status eu quero alcançar na minha vida?”. Lembre-se que assim como é essencial que as empresas possuam um Planejamento estratégico para que saibam aonde querem chegar, é de suma importância gerenciar sua própria carreira, começando por elaborar uma visão concisa do que se espera dela.

Planejamento estratégico de carreira

Para ficar claro, segue abaixo alguns exemplos de Ambição:

  • Eu quero ser o destaque número um, dentro da minha área de atuação.
  • Quero ter uma vida sem privações financeiras que inclua qualidade de vida para mim e minha família.
  • Quero ter liberdade para viajar e conhecer lugares novos e interessantes através de um trabalho que me permita locomoção.
  • Eu quero poder dar o meu melhor dentro da minha área de atuação e viver dignamente.

Definir corretamente a Ambição é essencial para saber o que não está alinhado com seu propósito de vida e pelo que você está batalhando na sua carreira. Isso o ajudará a tomar decisões corretas sobre quais ações devem ser tomadas em prol da vida que você deseja ter.

PAPEL vs MISSÃO

Quais são hard skills e soft skills mais importantes para sua carreira? | Tamboro

Como disse anteriormente, a Missão de uma empresa, basicamente, trata-se do propósito dela existir. Assim, a Missão evidencia o que ela faz no dia-a-dia, para quem o faz e porquê. Ela ajuda a empresa a dar rumo a suas ações em direção a sua Visão.

Observe por exemplo Missão do Google e do Walmart.

  • “Organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis”.
  • “Nós economizamos o dinheiro das pessoas para que elas possam viver melhor!”.

Então, assim podemos entender o Papel quando falamos de planejamento estratégico de carreira, isto é, o que você faz no dia-a-dia que o direciona rumo ao seu objetivo. Comece perguntando-se “Que tipo de pessoa eu quero ser, para criar o tipo de vida que eu almejo ter?”, “Qual é a minha responsabilidade individual para criar o futuro que eu quero?”

Alguns exemplos de Papel em um planejamento estratégico de carreira podem ser:

  • Preciso me esforçar mais que a média para ter resultados excepcionais. Estudar mais e trabalhar mais.
  • Preciso ser mais altruística e priorizar o bem maior antes do meu próprio bem.

COMPETÊNCIAS vs VALORES

Knowledge, skill and ability – three different qualities that HR should differentiate - FactSuite - Blog

Já os Valores determinam os princípios do perfil comportamental que devem estar presentes em todos colaboradores da equipe. Eles estabelecem quais atitudes e características as pessoas da empresa devem adotar e, assim, norteia como devem agir nas recorrentes tomadas de decisões.

No Planejamento Estratégico de Carreira, as Competências podem ser entendidas como os Valores de uma empresa. Então, entenda Competências, como um conjunto entre Conhecimentos, Habilidades e Atitudes que precisam estar de acordo com sua Ambição e Papel.

Assim, as perguntas que pairam ao redor das Competências em um plano de carreira são: “No que você precisa ser bom para seguir em frente e alcançar seu objetivo?”, “Quais são as competências essenciais dessa realidade que você almeja?”.

Analise bem e mapeie as Competências [O que você precisa estudar para chegar lá], as Habilidades [Como você vai praticar o que anda estudando e ficar bom nisso] e Atitudes [Quais comportamentos você precisa reforçar e quais precisa abandonar para chegar no seu objetivo] que precisa desenvolver.

Uma dica é estudar como as pessoas que já atingiram o seu objetivo fizeram e traçar os conhecimentos, as habilidades e atitudes que elas possuem e que você ainda carece.

Pense a respeito destas questões, pois  na Parte 2 desta mini série trataremos das Metas e de como desenvolver um bom Plano de Ação. Até a próxima!!


Já segue o Blog da Engenharia no Instagram?
Já me segue no Instagram?

Postagens Relacionadas