O melhor das engenharias
BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

TCC chegou, e agora?

Se você aí, está lendo esse artigo, provavelmente está com essa grande tarefa em mãos. Consequentemente, cheio de dúvidas, medo, frio na barriga, indecisão… 

Afinal, desde o momento em que estramos na faculdade, ouvimos falar do temido TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Porém, infelizmente preciso te falar que não tem jeito de fugir dele, afinal, é um dos pontos mais importantes para finalizar seu curso com chave de ouro. 

Mas calma ai! Respira, senta e acompanhe essas dicas que eu tenho certeza que serão úteis nessa sua empreitada! 

Escolhendo o tema 

Nesse caso, existem dois tipos de pessoas, as que querem escrever sobre inúmeros assuntos e as que não fazem ideia de onde começar. 

dois tipos de pessoas fazendo o TCC

E aí, se identificou? 

Então, lá vai minha primeira dica: escolha algum tema que goste e que seja familiar para você. 

Mas Pamela, eu gosto de vários assuntos! 

Duvidas durante o TCC

Jovem, sempre tem algo que você goste mais, que te encante e te instigue a querer se desenvolver. 

Dessa forma, a segunda dica é: se você trabalha na área, utilize isso como facilitador de vida.

Como? Pense em algum projeto que possa desenvolver em cima da atividade que você exerce na empresa.  

Um exemplo, quando fiz meu TCC, eu era responsável pelo setor de Combate a Perdas em uma empresa de saneamento, então, escolhi fazer um estudo de caso sobre a eficiência dos medidores de água da cidade. Dessa maneira, consegui utilizar dados da empresa e também aplicar meu conhecimento adquirido. 

Uma dica crucial para você é: antes de definir o tema se pergunte, como será meu estudo de caso? Onde e como farei o levantamento de dados? Como serão feitas as análises? Qual o tempo tenho disponível para me dedicar a isso? Quais recursos podem facilitar no desenvolvimento desse projeto

Tema definido, bora desenvolver! 

Algumas universidades dividem o TCC em duas partes, o meu por exemplo foi assim. Foram duas apresentações e duas entregas principais.

Porém, mesmo assim fecha um período de quase um ano em cima do desenvolvimento desse projeto.  

Antes de tudo, o que vem primeiro é o referencial teórico e parte da metodologia. Ou seja, é  que você vai pesquisar, aprender, referenciar, e tudo mais. 

Abra mão um pouco da internet, e busque pesquisar em livros, artigos, e quando for partir para a internet, procure usar o Google Acadêmico, por exemplo, lá você irá encontrar artigos e monografias confiáveis em cima de vários assuntos, inclusive o seu. 

Fonte: Olenka Sergienko

Mas preste atenção, nada de copiar hein! Isso é algo sério que pode colocar tudo a perder. Por isso sempre referencie tudo… 

Metodologia na ponta da língua 

A metodologia basicamente é um roteiro de como será desenvolvido seu estudo de caso. Ou seja, nele você mostrará em detalhes de onde pegará dados, como executará o estudo, quais recursos irá utilizar (softwares, materiais, laboratório, etc).  

E o mais importante, onde você quer chegar, qual seu objetivo, qual o resultado esperado com esse estudo de caso. 

É importante, mostrar para a banca que você tem a metodologia muito bem definida, isso mostra que você sabe o que quer e o que está fazendo.  

Dessa maneira, na apresentação não se demore muito no referencial teórico, foque na metodologia e nos resultados obtidos. Depois sempre terão perguntas e questionamentos quanto a execução do projeto. 

Organização é a base de tudo 

Não é novidade nenhuma que em qualquer projeto que vamos desenvolver, precisamos começar com o planejamento. 

Fonte: Abhilash

Lembra que lá no início, eu falei para você pensar no tempo que está disposto a se dedicar ao TCC? 

Então, é em cima dessa resposta que você se organizará em todas as etapas do seu trabalho. Pense que você não estará fazendo apenas o TCC, terão as últimas matérias do seu curso também, incluindo provas e trabalhos. Por esse motivo, é que você terá que ser criterioso com seu tempo. 

Muito que observei e por experiência própria também, é que um dos principais motivos que fazem os estudantes terem pesadelos com o TCC, é a falta de tempo e em decorrência disso, deixar tudo para a última hora. 

Em primeiro lugar, saiba que você terá que abrir mão de fins de semana com seus amigos, algumas horas de sono, entre outras coisas. Mas pense que é por pouco tempo e que valerá a pena. 

Não deixe jamais para a última hora, o desespero não deixará você desenvolver um bom trabalho, você ficará pilhado e o estresse será muito maior. Sem falar que você ficará inseguro quanto ao que foi desenvolvido, e o arrependimento irá bater depois! 

Dessa forma, minha dica é: separe todos os dias algumas horas para você desenvolver seu TCC, não deixe as coisas esfriarem na sua cabeça, você perceberá que cada vez que for mexer nele, terá alguma melhoria a fazer. NÃO DEIXE PARA A ULTIMA HORA! 

Peça ajuda! 

Desde o início do projeto, você terá um orientador, que será da sua escolha ou definido pelo coordenador de curso. Essa pessoa, geralmente, possuirá alguma experiência que venha a agregar no seu trabalho. 

É ele quem fará as correções, principalmente gramaticais e estruturais.  

Porém, não se prenda apenas nessa pessoa, até porque ela pode ou não te ajudar.

Uma dica: sempre procure opiniões de outras pessoas. Com certeza você conhece algum engenheiro, ou outra pessoa que poderá agregar nesse projeto. 

A questão é, que você nunca irá perceber algumas coisas bobas, porém que podem vir a prejudicar seu trabalho. Por isso é importante buscar outras opiniões, você sempre receberá uma ideia ou melhoria que possa incluir no seu trabalho. 

Chegou a hora de executar 

Essa é a hora de colocar a mão na massa e o cérebro para trabalhar. Como? 

Bom, em cima de toda a pesquisa que você fez, é hora de aplicar tudo o que aprendeu e definiu, no seu estudo de caso. 

Vai depender muito do tema que você escolheu, por isso é importante você pensar quanto de tempo quer dedicar e qual é seu objetivo final. Por que eu digo isso? 

Por exemplo, se você vai fazer um projeto envolvendo algum tipo de agregado no concreto, precisará usar o laboratório da faculdade, pois geralmente lá é disponibilizado ferramentas necessárias para essa tarefa. Porém, depende do período que estará disponível também. 

Diferentemente, se você for fazer uma comparação de situações que envolverão apenas coleta de dados já existentes e toda análise será feita em planilhas ou softwares. 

Por isso que é importante pensar bem antes de escolher o tema, porque a essa altura do campeonato, não tem mais como mudar e de alguma maneira você terá que fazer! 

Enfim a glória 

Nesse momento, você já terá seu TCC finalizado e estará a caminho da apresentação. Só de pensar, já me dá frio na barriga! 

Não vou te pedir calma, porque não adianta… Eu sei! 

Mas, tenha uma coisa em mente, ninguém sabe mais sobre seu trabalho que você!!!

A princípio, você já saberá quem estará na banca, use isso a seu favor. Você provavelmente conhecerá as pessoas, ou seja, já sabe o nível de cobrança, e o tipo de julgamento que receberá. Pegou essa né? 

Mais uma coisa, não vai na onda das pessoas que já apresentaram antes de você e se deram mal (isso só te deixa pior ainda). Confia no trabalho que você fez, por isso é importante ensaiar sua apresentação antes. Seja no espelho, para a família e amigos, mas treine, até para poder se ajustar ao tempo. 

Confira a apresentação antes, revise as palavras e certifique-se de que ela está salva em vários lugares além do seu pen drive. 

Dicas bônus 

Tudo o que falei aqui, é o básico do básico. Cada pessoa irá viver esse momento de um jeito. O importante é você ter em mente seu objetivo, seja ele apenas terminar a faculdade, ou tirar nota máxima. 

Lembre-se também, de tirar alguns momentos para você, relaxe um pouco, respire. Mas não relaxe muito! O tempo passa muito rápido… 

Acima de tudo, faça algo que você goste, que te inspire. Mesmo que seja muito difícil e que você não faça ideia de onde começar. É  que vai entrar sua força de vontade e sua entrega. 

Tenha em mente, que é a cartada final antes de você pegar o tão sonhado diploma, então tudo depende apenas de você!  

Concluindo o TCC
Fonte: Joshua Mcknight

Vai muito de nós, fazermos da situação boa ou ruim, ou seja, não comece seu TCC já com medo porque fulano disse que é difícil. Seja confiante e persistente! 

Espero que essas poucas dicas, te ajudem de alguma forma a passar por essa fase. 

Não é fácil, mas pense em tudo o que já passou, e motive-se em cima disso. 

BOA SORTE! 

Total
0
Shares
2 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese