Categorias

Saiba tudo sobre a Engenharia de Produção!

Uma das coisas mais interessantes da Engenharia de Produção é que forma profissionais que unem dois mundos um tanto quanto distantes, a parte analítica das engenharias com o aspecto social de um gerenciamento de negócios.

E é por causa disso que essa engenharia abre um leque grande de oportunidades, podendo o Engenheiro de Produção atuar em diversos locais, desde indústrias até órgãos governamentais em geral. Vamos entender melhor?

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Como o Engenheiro de Produção trabalha?

O Engenheiro de Produção é quem vai analisar o funcionamento de uma empresa de forma geral, otimizando os processos do local e criando um fluxo de trabalho mais eficiente em todos os seus setores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

E você como engenheiro de produção vai fazer isso utilizando dados técnicos como relatórios financeiros, logísticos e de produção e analisando eles levando em conta a estrutura física e os recursos humanos da empresa.

Com esses resultados, você poderá propor melhorias para a empresa, interessante não é mesmo?

Sendo assim, já podemos saber que você irá ser um profissional que possui conhecimentos analíticos e de gestão bem profundos.  E para que tudo saia como planejado, você precisará interagir com a companhia de forma global, conversando com clientes, fornecedores, gerentes e equipes. Super comunicativo né?

Não paramos por aí, você poderá ter outras várias funções, como ser o responsável por projetar sistemas de produção, administrar o armazenamento de matérias-primas, desenvolver sistemas de controle de qualidade e controle financeiro e ajudar no desenvolvimento de máquinas, produtos e reparo de equipamentos.

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Mas, onde você como Engenheiro de Produção poderá trabalhar?

Como você já deve ter percebido, há uma amplitude de atividades que terá que realizar como engenheiro de produção, certo? Sendo assim, você poderá trabalhar em diversos setores, principalmente em departamentos que envolvam operação, logística ou planejamento.

Como indústrias, órgãos públicos (auxiliando no desenvolvimento regional e na fiscalização de obras e processos), lojas de varejo, setor turístico, bancos (atuando como analista de investimentos) e empresas de tecnologia da informação.

A linha de produção é onde a empresa investe para receber de volta no final do processo com o produto acabado, e por que essa linha não pode falhar?

Por exemplo, imagine que você tem uma pizzaria, a linha de produção dela vai desde a fabricação da massa até o atendimento aos clientes.

Se na sua cozinha, o seu forno demora demais pra assar as massas de pizza, por exemplo, a sua capacidade de produção será menor. Porque você faz menos pizzas, e fazendo menos pizzas, vende menos pizzas, e vendendo menos pizzas, você fatura menos.

Pense com esse raciocínio para todo tipo de empresa, mesmo que seja um exemplo bem simples, mas é esse tipo de problema que o engenheiro de produção precisa saber:

  • Identificar para corrigi-lo o mais rápido possível.

Sendo assim, o campo de trabalho do engenheiro de produção pode ser não só no desenvolvimento organizacional e na economia empresarial, como também:

  • Na engenharia do trabalho;
  • No planejamento e controle da produção (PCP);
  • Na produção agroindustrial;
  • E na simulação de Processos.

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Conclusão

Assim como todas as coisas, a produção das empresas precisam de organização para terem um bom funcionamento e gerarem lucros, e quem faz essa organização? É o engenheiro de produção, que é responsável por deixa-la mais barata, rápida e rentável.

Já se imaginou trabalhando para organizar a produção de uma empresa?  Essa produção pode ser um serviço prestado, como um “lava-car” ou um salão de beleza, por exemplo. Pode ser também uma rede de varejo, como mercados, açougues ou até mesmo uma loja de roupas.

Com as constantes mudanças tecnológicas, a profissão é considerada tradicional e que só tende a crescer nos próximos anos, o que já dá vontade de começar esse curso.

O profissional dessa área possui um papel ativo dentro de praticamente todas as organizações, e não é pra menos, já que ele trabalha para melhorar a forma de funcionamento de um negócio. 

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Em toda e qualquer empresa que tenha uma linha de produção, o engenheiro de produção pode ser contratado, ou seja, por praticamente todas as empresas de médio e grande porte que existem.

E com a quantidade gigantesca de empresas e indústrias lutando por seus lugares no mercado, elas estão cada vez mais querendo:

  • Melhorar a produtividade;
  • Reduzir custos;
  • E manter a qualidade.

E é exatamente o que o engenheiro de produção faz.


Você segue o Blog da Engenharia no Instagram?

Saiba mais aqui sobre as cidades inteligentes!

Postagens Relacionadas