O melhor das engenharias
BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

Empreendedorismo na prática: como estruturar uma startup

Possui uma ideia e quer tirá-la da cabeça para colocá-la no papel? Então, tenho que te apresentar o Lean Canvas. Uma ferramenta utilizada para estruturar e idealizar uma startup e, de forma clara e rápida, explicar sua proposta de negócio. Saiba como estruturar uma startup, Empreendedorismo na prática!

Close up of young group of startapers sitting in library making research about future tem project, looking through graphics on laptop, writing new ideas.Business, teamwork concept.

O Lean Canvas é uma metodologia, um guia visual, para que os empreendedores possam realizar de forma prática um brainstorming de sua startup. Além disso, ela busca dar um maior conhecimento da futura empresa ao empreendedor e não deixando que este perca tempo nas fases mais adiante. Mas como é seu formato?

Estrutura do Lean Canvas

De uma forma mais ampla, podemos separar o mapa em dois segmentos, o primeiro, mais a direita voltado para o mercado, e posteriormente, o da esquerda voltado para o produto. Por exemplo, vejam o preenchimento do facebook!

Facebook-lean-canvas

Lean Canvas do Facebook. FONTE: https://railsware.com/blog/5-lean-canvas-examples/[/caption]

Dentro do segmento de mercado temos o segmento de clientes, vantagem diferencial, canais e fontes de receitas.

Agora, dentro do produto, temos os problemas, a solução, a oferta de valor e a estrutura dos custos de sua startup

Por fim, temos como um intermediário que cria um link entre mercado e produto, que é a proposta de valor. Afinal, seu produto tem que ter sentido para alguém.

Agora que já conhecemos como a metodologia é dividida. Vamos aprender como preenchê-la?

Como utilizar o Lean Canvas para startup

Quando idealizamos uma startup, é porque visualizamos uma demanda que com nossas ideias podemos suprir. Diante disso, nada mais justo que iniciarmos com o problema. 

Problema

Neste quadro, preencha com os três maiores problemas que seu cliente tem e que você pode ajudá-lo a solucionar. 

Problem solving,close up view on hand of business woman stopping falling blocks on table for concept about taking responsibility. Free Photo

E se eu não conseguir listar nenhum problema? É porque seu produto ou ideia não existe ou não faz sentido.

Segmento de clientes

Identificado o problema, chegou a hora de definir seu nicho de clientes. Ou seja, a quem você quer oferecer seu produto, quem são os maiores interessados em comprar sua ideia. Caso identifique mais de um segmento, seria interessante criar um quadro para cada um deles.

Proposta de valor da startup

O que seu produto ou serviço tem a oferecer ? Contudo, tente mostrar o que te diferencia da sua concorrência. Mas cuidado!! Apenas não prometa aquilo que você não pode cumprir.

Solução

Você sabe qual é o problema. Sendo assim, diga a seus clientes qual a solução. Neste caso, procure algo que utilize a menor quantidade de tempo e recurso possível, mas que demonstre viabilidade de ser executado.

Canais

Aqui, você deve colocar os meios que serão utilizados para atingir seus clientes. Isso quer dizer marketing e comunicação.

Busque saber quais seus clientes estão inseridos. Hoje em dia boa parte utiliza redes sociais, mas, também podem ser utilizados canais televisivos, revistas, e-mail, dentre outros.

Fontes de receita da startup

Como você pretende aferir lucros? Procure definir o valor de seu produto e serviço.

Young investors working for profit, dividend or revenue Free Vector. Receitas de startup

 Além disso, defina qual será o sistema de pagamento.

Estrutura dos custos de uma startup

Procure listar todos os custos necessários para pôr suas ideias em prática. Essas despesas podem ser fixas ou variáveis.

Custo startup

Por exemplo, você pode incluir despesas com água, salários, pesquisa e desenvolvimento, divulgação do produto, dentre outros.

Métricas

Aqui, pense como você irá mensurar o desempenho da sua empresa e como você irá manter seus clientes, independente do tamanho de sua startup.

Vantagem diferencial Da startup

Chegou a hora de demonstrar a seus clientes o quão atrativo é seu negócio.  Essa é a parte mais difícil do preenchimento, mas é ela que vai atrair olhares para sua startup. Qual sua vantagem  diante de seus concorrentes? Resumindo, o que você tem que ninguém pode comprar ou copiar? Difícil né?

Em suma, agora que já sabem o que é um Lean Canvas e como preenchê-lo, chegou a hora de colocar em prática.

A melhor maneira de começar alguma coisa é parar de falar e dar o primeiro passo.

– Walt Disney

Nessa era digital, podemos contar com aplicativos online e gratuitos para facilitar e organizar nosso projeto. Por exemplo, o Canvanizer.

Acessem o site e Hands-on.

Successful businesswoman working hard on laptop computer in her office dressed up in white clothes Free Photo

Curtam e compartilhem o conteúdo. E não deixem de acompanhar diariamente o conteúdo do Blog, e nos sigam nas redes sociais

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese