Categorias

Testamos o novo Apple Watch Series 4

Foi a época em que um relógio servia apenas para marcar as horas. Atualmente, os aparelhinhos que ficam em nossos pulsos vão além e podem fazer muito mais, o que torna a nossa vida mais prática e cumpre a função básica da tecnologia, que é contribuir para a melhoria na qualidade de vida. O Apple Watch Series 4 é um desses e nós contamos, neste texto, o que achamos sobre ele.

Apple Watch Series 4
Foto por: @eduardocavalcanti

+ Apple Watch

O Apple Watch é mais que um relógio, ele é um relógio inteligente. Ele começou a ser planejado após a morte do inesquecível Steve Jobs, em 2011, e foi o primeiro gadget “vestível” da empresa. A ideia é de que ele filtrasse do celular tudo aquilo que fosse realmente importante.

O primeiro Apple Watch foi anunciado em 2014 e apresentado oficialmente em 2015 como, até então, o relógio mais avançado. O sucesso foi tanto que o investimento no produto continuou. Neste ano, foi lançado o Apple Watch Series 4.

Apple Watch Series 4
Foto por: @eduardocavalcanti

+ Apple Watch Series 4

A quarta geração do relógio da Apple foi está com vários recursos novos. Com ele, o usuário pode ficar mais conectado e ainda cuidar da saúde. Isso porque ele auxilia na prática de atividades físicas e tem novos itens incorporados.

Saúde

No quesito saúde, uma novidade é o app ECG (eletrocardiograma). Ele usa eletrodos integrados na Digital Crown e um sensor cardíaco na parte de trás para fazer a leitura de ECG diretamente do pulso.

Os usuários podem tocar na Digital Crown e receber, após 30 segundos, uma avaliação do ritmo cardíaco. Assim, é possível saber se o coração está em um ritmo normal ou se há alguma fibrilação atrial (uma anormalidade nos batimentos cardíacos). Tudo é registrado no app e pode ser acessado em um arquivo tipo pdf, que também pode ser enviado para os médicos.

Atividades físicas

Para quem gosta de praticar atividade física, os recursos estão ainda melhores. Quando o Apple Watch Series 4 detecta a atividade física, ele envia um alerta lembrando de iniciar a atividade e conta os créditos do tempo já treinado. Há contagem de calorias e de minutos gastos com o exercício.

A bateria também dura mais. Isso permite que, durante a prática das atividades físicas, sejam usados recursos de alto desempenho, como alertas de ritmo para corridas ao ar livre e ritmo móvel.

Há um recurso de detecção de queda que usa o acelerômetro, o giroscópio e algoritmos personalizados que identificam se o usuário caiu. Os movimentos do pulso e a aceleração do impacto são avaliados e o Apple Watch Series 4 envia um alerta para iniciar uma chamada para os serviços de emergência. Esse alerta pode ser ignorado pelo usuário. Porém, se não há uma atividade em 60 segundos após a notificação, o gadget liga para os serviços de resgate e envia uma mensagem para os contatos de emergência, passando a localização do usuário.

Conectividade

No que diz respeito à conectividade, o Apple Watch Series 4 possui Walkie-Talkie, que permite que os usuários entrem em contato com outras pessoas apenas com um toque no pulso. Também é possível escutar os podcasts favoritos com o Apple Podcasts e usar a Siri para fazer streaming de qualquer podcast do catálogo. Por falar em Siri, o mostrador está mais preditivo e proativo, com atalhos e conteúdo interativo dos apps.

Apple Watch Series 4
Foto por: @eduardocavalcanti

Design

O design também ganhou uma renovada, embora a base ainda seja a mesma. O Apple Watch Series 4 está disponível em dois tamanhos, 40mm e 44mm. O microfone mudou de lugar (para que haja redução no eco e maior qualidade no áudio). A interface foi otimizada para ter compatibilidade com a tela maior, o que permite fontes e ícones maiores e mais fáceis de visualizar. Os novos mostradores (vapor, metal líquido, fogo e água) reagem com os cantos curvos da tela.

Apple Watch Series 4
Foto por: @eduardocavalcanti

Na parte traseira, o Apple Watch Series 4 é feito de cerâmica preta e cristal de safira. Isso faz com que as ondas de rádio passem com mais facilidade pela parte da frente e de trás, o que melhora a conexão com a rede celular. Ainda, a Digital Crown possui resposta tátil.

+ Nossas impressões sobre o Apple Watch Series 4

Na minha experiência, venho usando o Apple Watch desde a primeira geração. Comprei, em seguida, o Apple Watch Series 2 e agora comprei o 4. A minha versão é a de 44mm, preta e de alumínio, sem celular (espero ter a oportunidade de testar a versão com celular em breve). Foi a primeira grande mudança no Apple Watch e eu posso dizer que, por menor que tenha sido, a experiência é totalmente diferente.

O Apple Watch Series 4 está muito mais rápido que o anterior. Além disso, mediante todos os recursos que ele oferece, o custo-benefício é excelente. Dentre as grandes vantagens que percebemos, foi a maior visibilidade das informações (devido à tela maior) e o fato de que não é preciso tirar o celular do bolso para visualizar as notificações.

Apple Watch Series 4
Foto por: @eduardocavalcanti

Consigo enxergar perfeitamente os meus próximos eventos, próximas aulas e, inclusive, navegar pelas minhas fotos com o relógio. Também consigo usar um só relógio para toda e qualquer ocasião, além de ter todas as minhas atividades trackeadas. Isso faz do Apple Watch Series 4 mais que um relógio e também é mais que uma extensão do iPhone. É um produto que realmente agrega valor.

Assim, como um gadget “vestível”, ele se incorpora à rotina de modo que se torna indispensável. Tanto que, posso até sair de casa e esquecer o celular, mas se eu esqueço o Apple Watch, eu preciso voltar para buscar, sem sombra de dúvidas.

 

Postagens Relacionadas