Categorias

Já imaginou como seria “conversar” com o seu carro? Eis o anúncio da Ford na Campus Party

Eu, e muito provavelmente você, creio eu, tem costume de dirigir mexendo no celular, estou errado? Esse é um péssimo hábito que vem crescendo cada dia mais e mais no Brasil e no mundo. Além do mais interfere, e MUITO na segurança do condutor e dos que estão na pista, pois você fica praticamente 100% distraído, e caso precise fazer uma “tirada rápida” com seu carro, pode ser que não dê tempo.
Estivemos na coletiva de imprensa da Ford hoje, na Campus Party (Parque Anhembi – São Paulo), para conferir as novidades sobre as novas ferramentas de tecnologia que estarão presentes nos futuros lançamentos da Ford e para comunicar que a partir de agora, qualquer desenvolvedor de aplicativos para celulares e tablet poderá desenvolver um aplicativo exclusivamente para os carros da Ford, ou seja, a Ford quer que desenvolvedores brasileiros desenvolvam apps para os carros, top não?


+ Ford Developer | Funcionamento:

Os desenvolvedores irão trabalhar em uma base (SDK), que será fornecida pela Ford (Developer/Ford), e a partir daí poderão criar aplicativos do jeito que desejarem, porém, este passará por um processo de avaliação pela equipe da Ford, para garantir que não comprometerá a segurança do usuário.
Após aprovado, a Ford irá disponibiliza-lo na Ford App Catalog (uma espécie de AppStore/Google Play).
Lembrando que a Ford não pagará nem cobrará um centavo do desenvolvedor, sendo assim, o desenvolvedor poderá cobrar o quanto quiser pelo aplicativo, que o lucro será 100% seu. Essa foi uma parte que me agradou muito no modelo de negócio, pois diferentemente do que acontece com as outras plataformas mobile, o lucro não será dividido com a Ford.

sync-app-link

+ Ford AppLink | O que é?

É um recurso bem interessante (o qual lembra bastante a SIRI do iPhone), e faz o carro agir como se fosse o smartphone do motorista durante a viagem, deixando-o livre para acessar as suas redes sociais, agenda, dentre outros aplicativos, sem ter nem mesmo que tirar os olhos da pista ou as mãos do volante, o sistema será completamente baseado em controle por voz.

Para utilizar dos recursos, os usuários usarão o iOS ou Android diretamente com a Ford App Catalog, e então, automaticamente ocorrerá uma sincronização do veículo com os aplicativos que estiverem integrados ao AppLink, e os mesmos serão baixados na hora.
Quando o SYNC estiver ativo, a tela do celular irá se manter bloqueada, evitando que o motorista utilize o celular, e induzindo-o a utilizar apenas os comandos de voz e/ou os comandos touchscreen da central multimídia do veículo.
Até o momento a Ford não tem data definitiva para lançamento do novo recurso, porém a única informação que obtivemos é que, três dos 66 aplicativos já disponíveis no AppLink irão chegar ao Brasil, sendo eles: TuneIn, Napster e Glympse. 

 Estande Ford

A previsão é que o SYNC esteja presente em 14 milhões de automóveis no mundo até 2015, sendo a maior parte deles com o AppLink, afirmou Doug VanDagens, diretor global de Soluções de Conectividade da Ford.
E você, o que achou?

Postagens Relacionadas