Categorias

Testamos Scanner Portátil EPSON ES-300W para engenheiros

Estamos na era digital. Os livros físicos (com seus cheiros maravilhosos) já dão lugar aos documentos digitalizados, nos quais você pode usar uma ferramenta de pesquisa para encontrar uma palavra, pode marcar e desmarcar as partes mais importantes e, melhor ainda, sem o problema de criar as tão detestáveis orelhas. Além dos livros, a maior parte dos documentos também está no formato digital. Por isso, as ferramentas de scanner já são essenciais nos escritórios. Porém, não só nos escritórios, os scanners também são importantes para quem não tem exatamente uma área de trabalho fixo (como quem faz trabalho de campo – obras, por exemplo – ou quem vai até o cliente). Pensando nisso, foram criados os scanners portáteis. Para que você conheça melhor essa ferramenta, nós testamos e mostramos como o Scanner Portátil EPSON ES-300W pode ser útil para engenheiros.

Scanner Portátil EPSON ES-300W
Foto por @eduardocavalcanti

+ O Scanner Portátil EPSON ES-300W

O Scanner Portátil EPSON ES-300W é do tipo duplex colorido. A sua resolução óptica é de 600dpi (dot per inch – correspondente ao número de pontos que podem ser encontrados em uma polegada de uma certa imagem) e a resolução máxima interpolada é 1200 dpi. É possível digitalizar via wireless documentos em frente e verso e outros, como cartões de visita e recibos. O arquivo pode ser passado para o computador, tablet, smartphone ou ser armazenado na nuvem (Dropbox, SharePoint, Evernote, Google Drive e outros). Ainda, é possível passar os arquivos para pdf, Excel e Word (ele permite converter em texto editável), cuja edição pode ser feita por meio do software incluso.

A velocidade para escanear é de 25 ppm (páginas por minuto) para apenas um lado e 50 ipm (imagem por minuto) para frente e verso. Vale ressaltar que o alimentador automático suporta até 20 páginas e que o scanner tem um ciclo de trabalho de até 500 páginas/dia.

Scanner Portátil EPSON ES-300W
Foto por @eduardocavalcanti

O software do scanner portátil EPSON ES-300W é compatível com Windows e Mac no computador e Android e iOS nos celulares e tablets. O guia de usuário ensina a configurar.

Para carregar, ele possui três opções: adaptador AC, USB ou bateria. Para transportar, o peso é de 1,3kg, ou seja, é mais leve que muitos modelos de notebook e mais leve que muitas impressoras também.

+ Nossas impressões

O Scanner Portátil EPSON ES-300W não tem muitos botões e o uso é bem intuitivo. Para configurar e usar é simples: basta abrir o scanner, conectar (via USB ou wireless) a um computador, celular, tablet e etc., e pronto, usar. Porém, antes de usar pela primeira vez, você precisa acessar o site do produto e fazer a instalação do scanner. Outro porém é que algumas atualizações não são feitas enquanto o EPSON ES-300W está na bateria.

Scanner Portátil EPSON ES-300W
Foto por @eduardocavalcanti

Na hora de escanear, é possível configurar o tamanho das abas que seguram os documentos, para que eles não fiquem bagunçados ou tortos. Os cartões de visita, que normalmente são um problema para escanear, possuem um lugar específico na parte da frente, tornando a tarefa mais fácil. Porém, se ele estiver danificado, o processo é mais trabalhoso e nem sempre funciona. Quando acontece algum problema como esse e é necessário reiniciar, toda a conexão é perdida e é preciso reconectar.

Como um equipamento que será transportado para todo lado, ele é um pouco frágil e é preciso certa delicadeza na hora de usar e também na hora de guardar. Um exemplo é fechar todas as abas que estiverem levantadas antes de fechar a tampa. Se você forçar, pode quebrar.

Scanner Portátil EPSON ES-300W
Foto por @eduardocavalcanti

De modo geral, um dos grandes diferenciais do scanner portátil EPSON ES-300W é a velocidade. Além disso, ele é rápido não só no quesito hardware, mas também no software. Assim, dentre os pontos positivos também estão a qualidade do software e, ainda, a conectividade. Ele também é muito útil para transportar e para usar dentro e fora do escritório, tornando o trabalho mais rápido e reduzindo a necessidade de espaço, além de eliminar velho problema de carregar vários equipamentos (com fios embolando) para todo lado.

Scanner Portátil EPSON ES-300W
Foto por @eduardocavalcanti
Postagens Relacionadas