Categorias

Saiba como tirar o ID Jovem e viajar de graça pelo país (para jovens de 15 a 29 anos)

Recentemente eu comentei aqui sobre um decreto de Lei que traz, dentre tantos benefícios, a possibilidade de jovens de 15 a 29 anos viajarem de graça pelo país. Após compartilhar nas redes sociais sobre a possibilidade, uma chuva de mensagens caiu lá no meu instagram pessoal (@eduardocavalcanti), com pessoas do brasil todo perguntando como fazer para tirar identidade jovem (ID). Mas antes de eu ensinar como você faz para tirar ela, vou comentar sobre o que é e quem tem o direito de ter o ID Jovem.

O que é e quem tem direito ao ID Jovem?

O ID Jovem é um tipo de “cartão”, que serve para que alguns brasileiros tenham descontos em eventos culturais. Ele é fornecido pela Secretaria Nacional da Juventude e é destinado a jovens de 15 a 29 anos que estejam em programas sociais.

Um detalhe muito importante a ser ressaltado: É obrigatório que as informações da família no programa social sejam atualizadas.

ID Jovem permite viajar de graça pelo país - você precisa ter entre 15 a 29 anos de idade.
ID Jovem permite viajar de graça pelo país, dentre outros benefícios – você precisa ter entre 15 a 29 anos de idade. Foto: Eduardo Cavalcanti

Com isso, a renda máxima que as famílias podem ter para que tenham direito ao ID Jovem / inscrição no programa é de até dois salários mínimos. Se você se enquadra nesse requisito, pode procurar pelo Centro de Referência em Assistência Social. Depois, basta falar com a Caixa Econômica para que o ID Jovem seja disponibilizado.

Quais são são as vantagens do ID Jovem?

Quem se cadastra para esse cartão, tem diversas vantagens, como:

  • Portadores da Identidade Jovem terão direito a vários benefícios, como meia entrada (pagando 50% do valor) em shows musicais, teatros, eventos esportivos, eventos culturais, dentre outros. Outro benefício da ID Jovem está na isenção de pagamento de taxas em concursos públicos. E o principal benefício e mais utilizado entre os cadastrados no programa, são, é claro: as Viagens gratuitas.

qr code ide jovem

  • A Id Jovem garante duas vagas 100% gratuitas e outras duas com 50% de desconto em transporte rodoviário para viagens interestaduais, ou seja, viagens para cidades de outros estados. É através do documento de identificação que os jovens conseguem esses benefícios.
  • Para usar a Identidade Jovem em eventos de cultura, lazer e esporte, o jovem pagará somente meia-entrada, ou seja, 50% do valor que será cobrado no ingresso para todo o público.

Aplicativo ID Jovem

Os usuários do Identidade Jovem têm um aplicativo para que as suas compras de transporte público ou então de entradas de eventos sejam adquiridas previamente. O aplicativo possui uma robusta segurança contra fraudes, e utiliza o QR code para validar a sua carteira, com isso, cada cartão ID Jovem garante que nenhuma pessoa má intencionada pode retirar ingressos de terceiros e coisas semelhantes.
Outro benefício é que esse aplicativo faz com que o usuário do Identidade Jovem não precise utilizar papeis e nem mesmo um cartão físico, que ele poderia perder. O aplicativo está disponível tanto na Google Play quanto na App Store.

Como fazer o meu ID Jovem?

O formulário para o cartão Identidade Jovem pode ser encontrado clicando aqui. Para preenche-lo, será preciso o nome completo da mãe, uma foto com resolução mediana, dados de contato e também o número NIS.
Caso você não saiba qual o seu NIS, é só passar em alguma agência da Caixa Econômica Federal. Porém, o próprio site do ID Jovem tem um link em azul para se fazer essa consulta: ele se chama Consulta Cidadão e reporta o Número de Identificação Social por intermédio de alguns dados pessoais.

 

Postagens Relacionadas