Categorias

Saúde Mental na Engenharia

Chegou a hora de você se sentar, respirar e relaxar… Vamos falar sobre sua saúde mental! 

Calma que não será nenhuma conversa motivacional de coaching. Muito pelo contrário, será uma troca de experiências, eu daqui e você daí. 

saúde mental
Fonte: Anastasia Shuraeva

Sabe por quê? Porque provavelmente seu corpo e sua mente estão pedindo arrego, e talvez você nem tenha percebido isso ainda. Somos levados diariamente pela rotina, responsabilidades, pressão, cobranças, e nem sequer lembramos que somos humanos e não robôs. 

Que tal conversarmos um pouco?  

Por que Engenharia? 

Você já deve ter se perguntado sobre isso milhares de vezes, principalmente durante aqueles momentos em que parece que tudo está indo por água abaixo. Várias matérias pendentes, falta de ânimo para estudar, e você ainda fica olhando para a grama do vizinho, ela parece ser mais verde, não é? 

Só quem faz ou fez engenharia, sabe o quanto é difícil. Não querendo desdenhar de outros cursos, cada um tem suas dificuldades. Porém falando dessa área tão complexa, objetiva e apaixonante ao mesmo tempo. 

No entanto, você sabia que é alto o índice de depressão entre os estudantes de engenharia?  

saúde mental

A grama do vizinho sempre é mais verde 

Fonte: Robert Floccari

MENTIRA! Em um geral, se em tudo o que for fazer na vida você ficar se comparando com o colega do lado, todas as suas chances de fazer dar certo vão por água abaixo, e sua saúde mental entra em xeque!

Sabe por quê? Porque sua mente sempre vai acusar que não está bom o suficiente, que fulano quase não estuda e tira boas notas e você que passa noites em claro fica de exame no fim do semestre.

Que seu colega conseguiu aquela vaga de estágio incrível, e você não tem nada a oferecer para nenhuma empresa, que tal pessoa é mais inteligente que você, que os projetos dela sempre são mais criativos e diferentes. Que talvez você não tenha tanto a oferecer. 

O problema, é que nós sempre só vemos o que nos convém! Isso mesmo… 

Metaforicamente, olhamos a estrela brilhar no céu, mas não sabemos o que a faz brilhar… 

Já parou para pensar, que aquela pessoa que você acha que a grama é mais verde, pode achar o mesmo de você? É um ciclo vicioso, então não se deixe levar pelas comparações e dessa maneira plante, regue e fortaleça sua própria grama! 

Fonte: Bich Tran

Sim, eu gostei da metáfora da grama! 

Desistir não é uma opção 

Você já deve ter ouvido falar aquela famosa frase “Não desista, porque alguém está se espelhando em você!”. Saiba que isso é muito real! 

Já pensou em desistir né? Eu sei… Também já pensei. 

 

Mas sabe o que me fez seguir em frente? Minha vontade de ser Engenheira era maior do que minha vontade de desistir, e apesar de terem dias que eu não conseguisse me imaginar chegando lá, eu tentava lembrar de tudo o que tinha me lavado até ali. Então, se você tem certeza de que é isso o que quer, vai, um dia de cada vez, mas vai.  

Sobretudo tenha em mente, que existem casos dentro do mundo acadêmico, em que você acha que escolheu o curso ideal para a sua vida, porém em certo momento não se identifica tanto assim, e consequentemente decide parar, mudar, seguir por outro caminho. Isso não é sinal de desistência, vejo até como um ato de coragem, sabe por quê? Porque sempre terá alguém que vai te julgar e você terá que ser corajoso para enfrentar esses julgamentos e questionamentos. 

Então, se você tem certeza do que quer, sabe quais são seus objetivos, é só seguir. Os anos passarão você estando lá ou não. Então a escolha é sua, tudo depende de você! 

Sentir é sinônimo de força

Não vou bancar a super positiva e good vibes por aqui, porque isso não cola! 

Tem momentos que você vai se sentir no fundo do poço, sem saída, enrolado, e achar que ali é seu limite. Sinta esse momento, aceite que está passando por dificuldades, chore, desabafe com alguém. 

Fonte: Andrea Piacquadio

Mas não deixe isso te envolver, não deixe isso ser maior que sua vontade de concluir seus planos. Mesmo que sua mente te auto sabote a todo momento, mesmo que tenha reprovado naquela matéria que dedicou todos os seus neurônios. Isso é uma das coisas mais desmotivadoras durante esse percurso. 

Deixa-me te contar algo, levei seis anos para concluir minha graduação. Foi muito difícil ver meus colegas se formando e eu ainda ter um ano de incertezas pela frente. Parecia que tinha muito ainda a ser feito, e tinha! Mas eu tentei sentir aquilo, me permiti viver aquele momento. E depois, fui em busca de transformar aquilo em motivação, o ano ia passar eu desistindo naquele momento ou não. Então só dependia de mim! 

O que eu quero dizer com tudo isso? Não precisa você ser forte a todo momento, você não precisa se sentir culpado por não ter concluído no período certo, não se castigue pelas notas baixas, por não ter o mesmo rendimento que seu colega tem. Cada um é cada um, cada um tem seu próprio tempo, seu jeito, então sinta, mas não se deixe levar.  

Busque se transformar e crescer durante o processo! 

Defina limites, peça ajuda!

Mesmo você fazendo o que goste, não é sinônimo de que será um mar de rosas, muito pelo contrário, existirão obstáculos do mesmo jeito. Imagine-se em uma rotina onde você precisa se desdobrar entre trabalho, faculdade, família, cachorro, papagaio 

Uffa! 

Em algum momento seu corpo vai pedir por socorro e sua saúde física vai cambalear. Sabe por quê? Porque seu corpo reflete tudo o que você sente psicologicamente.  

Então é imprescindível você criar limites, conhecer-se melhor, se afastar de coisas que te levam para trás. Saúde mental é algo sério! É sua mente que comanda seu corpo, então tente se cobrar um pouco menos, se envolva com pessoas que querem seu bem, que te façam bem, escute seu corpo. 

saúde mental
Fonte: Anna Shvets

Mas, só você pode saber até onde é aceitável! Não é legal sempre viver no limite. Então aceite que precisa pedir ajuda quando assim for necessário. Tudo depende de você, mas isso não é sinônimo de ter que estar sozinho e ter que fazer tudo sozinho.  

Inspira, respira não pira 

 

É fato, que estudar, trabalhar e viver em sociedade não é uma tarefa fácil. Nossa saúde mental a todo momento é levada a limites extremos. Igualmente são cobranças de lá, responsabilidades de cá. 

Não é fácil, definir o que você vai ser na vida, para qual caminho você quer seguir, e ainda ter que lidar com questões que acontecem ao seu redor. É como se todos os dias você acordasse e pensasse “qual problema terei que resolver hoje?”. 

Mas se isso te servir, eu digo que vale a pena, se sentir orgulhoso de si mesmo, olhar para trás e ver tudo o que enfrentou, o quanto cresceu e evoluiu, quanta maturidade criou, e o quanto de valor você passa a dar para pequenas conquistas. 

Por fim, use toda sua experiência para ajudar outras pessoas. E caso estiver com vontade de desistir por estar cansado das frustrações, apenas pare, descanse, respire e continue. 

E o mais importante, cuide da sua SAÚDE MENTAL!

Postagens Relacionadas