Categorias

Faça sua faculdade valer a pena

Uma dica para aproveitar seus anos de estudo e fazer sua faculdade valer a pena é agregar à formação acadêmica experiência prática através de atividades extracurriculares como participar de Empresa Júnior ou de projetos de desenvolvimento de protótipos.

As atividades realizadas nesses projetos trazem mais conhecimento que as duras cadeiras obrigatórias da faculdade, pois requerem conhecimentos multidisciplinares.

Conhecimento tácito x explícito

A participação em projetos trás o chamado conhecimento tácito, àquele que torna cada profissional único em virtude do know-how adquirido pela experiência.

O conhecimento tácito também está vinculado aos valores, percepções e etc e que está bem representado pela figura 1.

Já o conhecimento de sala de aula trás o conhecimento explícito, aquele contido em materiais didáticos e que é fácil de ser transmitido às outras pessoas.

Figura 1: Conhecimento tácito x explícito
Fonte: https://www.weforum.org/agenda/2021/01/knowledge-is-power-why-the-future-is-not-just-about-the-tech/

Embora seja obrigatória a realização de atividades extracurriculares, o aluno tem a opção de escolher atividades de caráter técnico-científico e não realizar atividades que levem à prática da liderança, do planejamento e gerenciamento de projetos.

Com isso, muitas vezes os alunos se formam sem a bagagem de conhecimento que é tão exigida do profissional de engenharia, pois o mercado de trabalho requer do engenheiro tanto habilidades técnicas, como gerenciais.

Sendo assim, mesmo que sua afinidade seja a área técnica e mesmo que a faculdade não obrigue a desempenhar atividades relacionadas à gestão de projetos, busque desempenhá-las.

Fazendo a faculdade valer a pena

A participação em Empresa Júnior e de projetos de desenvolvimento de protótipos são ótimas oportunidades para isso, pois possibilita:

  • Aplicar e consolidar o conhecimento de sala de aula
  • Trabalhar em equipe
  • Fazer networking
  • Ocupar cargos de liderança
  • Gerenciar projetos

Além disso, a empregabilidade dos membros desses projetos costuma ser maior que a dos graduados que tiveram apenas formação teórica e a daqueles que se dedicaram estritamente ao desenvolvimento técnico, garantindo as boas notas e a participação em programas de iniciação científica.

Portanto, independentemente de qual seja a sua engenharia, busque desenvolver-se tanto na área técnica e como na área de gestão.

Ganhe experiência durante a graduação e aumente seu acervo de conhecimento tácito.

Fonte: Adobe stock

Segue abaixo mais alguns artigos com dicas primordiais para te orientar a fazer sua faculdade de engenharia valer a pena:

Postagens Relacionadas