Categorias

Faculdade de Engenharia: como se destacar, ainda enquanto acadêmico?

Além do horizonte da faculdade de Engenharia, com certeza há de existir um lugar bonito e tranquilo pra gente respirar – oremos!

Mas, enquanto o Crea e a Hilux não chegam, como se destacar e adquirir conhecimentos extras, ainda estando na faculdade de Engenharia?

Primeiro: já parou para pensar que você pode ser apenas mais um?

Faculdade de Engenharia

É difícil pensar assim, mas vamos lá… Quantos Bacharéis em Engenharia (lembrando que o título de “Engenheiro” só é concedido após registro no Conselho Profissional) irão se formar somente na sua turma? E nas diferentes faculdades de Engenharia do país?

Pois bem, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. E neste Mundo VUCA, é certo afirmar que o futuro profissional que não buscar por diferenciais, será sim, apenas mais um acadêmico concluindo uma faculdade de Engenharia qualquer.

Mas, e você, o que está fazendo, além da faculdade de Engenharia?

Acredite, as madrugadas, os cálculos, os atuais e enlouquecedores EaD’s e todo o conhecimento técnico adquirido durante a faculdade, não passam de feijão com arroz. Afinal, toda a sua turma se formará com estas mesmas técnicas (mais aproveitadas ou não, porém as mesmas).

Portanto, para se destacar como profissional, você precisará investir seus esforços em atividades e competências extra-curriculares, que as salas de aula da faculdade de Engenharia não lhe oferecem. Como por exemplo: gestão, liderança, trabalho em equipe, comunicação, proatividade, etc.

E para possibilitar tais conhecimentos, na prática, existem alguns programas acadêmicos muito interessantes que também oportunizam conexões e network. São estes:

  • Centros Acadêmicos;
  • Empresas Juniores;
  • Crea Júnior;
  • Engenheiros sem fronteiras;
  • Atléticas;
  • E pode ter certeza que muitos outros.

“Tá” falando sério?

faculdade de engenharia

Muito sério!!! Mesmo parecendo que você continuará a ser apenas mais um em um milhão (afinal, não são todos os programas acadêmicos que realmente funcionam como deveriam), é válido acreditar! Pois ali pode estar a oportunidade de fazer diferente!

Nos próximos artigos abordaremos sobre o funcionamento destes programas, trazendo um pouco da visão de profissionais recrutadores com relação à participação acadêmica nos mesmos.

No entanto, é importante focar na parte complicada, de que não é somente “participar” de um programa acadêmico, mas sim, construir a sua história e deixar o seu legado! E isso funciona igualitariamente onde quer que você esteja inserido. Seja na faculdade ou no mercado de trabalho.

Então, que tal desafiar-se e ampliar seus horizontes para o que existe além da faculdade de Engenharia?

Busque conhecer a missão, visão e os valores dos programas acadêmicos mencionados aqui. Desta forma, você poderá encontrar uma nova maneira de adquirir conhecimento prático, trabalhar soft skills e construir a sua história com autonomia e sem julgamentos por inexperiência.

E se você não encontrar tudo pronto e perfeito, que tal praticar o que aprende na sala de aula da faculdade de Engenharia para gerir soluções e criar as oportunidades que procura? Afinal, o seu diferencial só depende de você!

Postagens Relacionadas