Categorias
long exposure photography of road and cars

3DEXPERIENCE impulsiona colaboração e inovação na construção de cidades inteligentes 

O impacto do aumento das populações urbanas impulsionou a adoção do conceito de Smart Cities para priorizar o uso de inovações digitais e tecnológicas para enfrentar os desafios urbanos – desde pontos reais, como congestionamentos rodoviários, até a crescente importância de encontrar novas maneiras de usar os recursos hídricos ou criar energia, alimentar as pessoas e outros serviços vitais.

Para enfrentar esses desafios, cidades de todo o mundo usaram tecnologias como câmeras de vídeo, sensores e outros dispositivos que estão coletando mais informações em níveis muito granulares.

Esses dados podem ajudar a planejar e mitigar o impacto do crescimento da população urbana e melhorar a resiliência urbana.  Para atender a esse cenário, a plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes oferece um conjunto robusto de ferramentas para planejamento colaborativo e sofisticado com foco no gerenciamento de dados, processos e pessoas para criar cidades mais sustentáveis.

Por meio da plataforma, agentes de entidades públicas e do setor privado podem criar Gêmeos Virtuais de diferentes tipos de estruturas, criando réplicas virtuais completas e preparadas para simular todos os aspectos e características específicas do projeto ou instalação a ser monitorada.  

Dessa forma, os urbanistas podem avaliar a aplicação de inovações em áreas-chave, além de disponibilizar em tempo real o desempenho de suas redes de transporte, vigilância, saneamento básico, gestão de energia e muito mais, possibilitando coletar, processar e apresentar as informações de forma compreensível e acionável.

Várias cidades estão começando a tirar proveito dessa tecnologia, incluindo Cingapura, Jaipur (Índia) e Rennes (França), que já fizeram investimentos para consolidar seus dados e dar vida ao seu Gêmeo Virtual. Essas cidades estão usando a plataforma 3DEXPERIENCE para análise climática e eficiência energética, planejamento de tráfego e transporte público, licenciamento, zoneamento e desenvolvimento urbano.  

As tecnologias de Virtual Twin representam a evolução da apresentação de informações complexas e da construção de cidades inteligentes.

Portanto, vale ressaltar que esses aplicativos podem reunir uma grande variedade de fontes de dados, com camadas de georreferenciamento, dados de sensores IoT, conjuntos de dados históricos e outras Cidades Inteligentes.

Reunir essa amplitude de informações em uma única fonte de informações tridimensionais (3D) de alta fidelidade permite que as organizações realizem uma análise melhor e um planejamento de cenário mais preciso.  As simulações 3D também permitem a análise de cenários futuros – antes que aconteçam no mundo real. A experiência virtual pode, assim, reforçar os níveis de preparação, permitindo que o planejamento e as operações sejam capazes de antecipar até mesmo os cenários hipotéticos mais difíceis.  Outros ganhos fundamentais podem ser vistos na vida dos moradores dessas Smart Cities – e de todo o planeta.

É importante destacar a redução do desperdício de dinheiro e recursos públicos, incluindo melhor gestão de água, energia elétrica, segurança, educação e mobilidade. Por meio de recursos de experiência 3D, os gestores podem monitorar e ajustar ou corrigir o desempenho das estruturas de forma mais assertiva e direcionada, atacando as origens dos problemas a serem coibidos.  

Para mais informações, acesse: https://ifwe.3ds.com/construction-cities-territories

Saibas tudo sobre Smart Houses aqui!

Postagens Relacionadas