Categorias

Renault e Dassault Systèmes: Parceria para acelerar a transformação por meio da plataforma 3DEXPERIENCE

– Grupo Renault entra em uma nova etapa de sua transformação digital e tecnológica ao escolher a plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes em Nuvem para o desenvolvimento de produtos e serviços de mobilidade – 3DEXPERIENCE é uma plataforma de experiência de negócios que integra design 3D, simulação e software de inteligência de informação em um ambiente virtual colaborativo, permitindo que cada área de uma empresa apoie o processo de criação de valor – Mais de 20.000 funcionários do Grupo Renault, que exercem uma série de funções em todo o mundo, irão se beneficiar de experiências de Gêmeos Virtuais (Virtual Twins) para melhorar o compartilhamento de dados e a colaboração interna em toda a empresa, reduzindo custos e o tempo de desenvolvimento de novos veículos

Dassault Systèmes e o Grupo Renault anunciam que estão reforçando sua colaboração de vinte anos com uma nova parceria que contribui para o plano estratégico do Grupo Renault, “Renaulution”, com foco na criação de valor. 

Em uma implantação inédita para uma empresa industrial deste tamanho, o Grupo Renault está adotando globalmente a plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes em Nuvem para desenvolver programas para novos veículos e serviços de mobilidade. Essa plataforma empresarial fornecerá à Renault um novo backbone para compartilhar, em tempo real, todos os dados relacionados a produtos durante seu ciclo de vida e para gerenciar Gêmeos Virtuais (Virtual Twins) das diversas configurações de produtos. 

A indústria de transporte está diante de aumento das restrições regulatórias, produtos mais complexos, soluções elétricas, conectividade, sustentabilidade e novos serviços de mobilidade. Essas tendências dessa indústria de transporte e mobilidade exigem a aceleração da interconexão de diferentes funções e conhecimentos em um ecossistema ágil e colaborativo. 

O Grupo Renault adotará a plataforma 3DEXPERIENCE em Nuvem para mais de 20.000 funcionários que atuam em diversas funções relacionadas ao desenvolvimento de veículos como: design, engenharia de produto, engenharia de processos industriais, compras de peças e materiais, custeio e qualidade.

Conectada à Nuvem, a plataforma fornecerá acesso aos mesmos sistemas e software, modelagem e simulações 3D, atualizados em tempo real em todo o mundo. A colaboração em grande escala baseada em Gêmeos Virtuais irá melhorar o compartilhamento de dados entre as diferentes funções e a agilidade dentro da empresa, ao mesmo tempo em que reduz custos e o tempo de desenvolvimento de veículos em aproximadamente um ano. O Grupo Renault se beneficiará das evoluções tecnológicas contínuas e do enriquecimento funcional da plataforma colaborativa 3DEXPERIENCE em Nuvem. 

“Nossa decisão em adotar a plataforma 3DEXPERIENCE em Nuvem demonstra nossa crença no papel de liderança digital e da engenharia em nossa ‘Renaulution’. Nossa mudança para nos tornarmos uma empresa de tecnologia, serviços e energia precisa ser colaborativa. A plataforma 3DEXPERIENCE conecta a engenharia a todas as disciplinas em uma empresa digital. Ganharemos agilidade, velocidade e eficácia para desenvolver uma nova mobilidade mais rápido do que nunca”. 

Luca de Meo, CEO do Grupo Renault.

“A inovação sustentável está no DNA de ambas as empresas. A transformação do Grupo Renault mudará radicalmente a indústria de mobilidade daqui para frente, assim como o primeiro desenvolvimento virtual de um avião comercial de passageiros fez para toda a indústria em 1989. Estamos totalmente engajados nesta parceria e em apoiar o sucesso do Grupo Renault”.

 Bernard Charlès, Vice-Presidente e CEO da Dassault Systèmes.

“Atualmente os ecossistemas industriais não são mais lineares, mas circulares. Inovar requer novas abordagens colaborativas com experiências  de Gêmeos Virtuais que abordem e incluam toda a cadeia de valor em evolução. À medida que a Renault caminha para uma plataforma empresarial, nossa parceria confirma que a plataforma 3DEXPERIENCE vai além da criação e produção de veículos. Ela é uma alavanca para impulsionar a indústria em direção à entrega de novas experiências de mobilidade sustentáveis”. 

Completou Bernard Charlès, Vice-Presidente e CEO da Dassault Systèmes.

O Grupo Renault conta com quatro soluções industriaisda Dassault Systèmes baseadas na plataforma 3DEXPERIENCE em Nuvem: “On-Target Vehicle Launch”, “Smart, Safe & Connected”,  “Global Modular Architecture” e “Efficient Multi-Energy Platform”. 

Postagens Relacionadas