Categorias

Documentário do Crea-SP destaca inovação no serviço público

Processo de transformação do Crea-SP é registrado em três episódios. Objetivo da ação é ser referência a instituições públicas e privadas

Com a finalidade de apresentar o percurso do processo de transformação, que visa ampliar a efetividade na tabela de entregas da instituição, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) lançou o documentário ‘Por dentro da transformação’. Dividido em três episódios, o filme está disponível no canal do YouTube do Crea-SP, pelo link.

Em formato de curta-metragem, o documentário reúne depoimento dos colaboradores que protagonizaram este projeto, com o objetivo de agregar soluções inteligentes e inovadoras que promovam melhorias nos serviços do Conselho, para as áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências.

Segundo o presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese, o processo de transformação do Crea-SP apresenta um novo formato de trabalho, que se figura como um case de qualidade dos serviços, tanto para o setor público quanto ao privado.

“Elaboramos projetos que visam potencializar ações de inovação contínua e que coloquem o profissional no centro das decisões. Isso, consequentemente, resulta na rapidez e efetividade dos processos, pois são geridos por pessoas especializadas, que apresentaram soluções aos desafios. Desta forma, os projetos podem servir como referência a outras iniciativas, para que essa efetividade e essa velocidade atinjam positivamente os profissionais”, disse o presidente.

Eduardo Cavalcanti Do Blog Da Engenharia E Vinicius Marchese Presidente Do Crea-Sp Em Abertura De Fiscalização De Força Tarefa.

Open Innovation

O processo de transformação do Crea-SP foi baseado no conceito ‘open innovation’ (inovação aberta, em tradução livre), criado pelo norte-americano, professor e diretor executivo Henry Chesbrough, em 2003. Dentro desse escopo de atuação, o Conselho articulou uma linha estratégica, para colocar o profissional em destaque e, assim, melhorar o fluxo de trabalho.

Foram efetivados diversos projetos ao longo de 2021, que colocam o Crea-SP como uma ferramenta efetiva de inovação aos profissionais, recém-formados e estudantes da área tecnológica. Entre as iniciativas, está a criação do CreaCapacita, programa voltado para atualização e formação profissional, por meio de cursos, palestras e workshops, oferecidos em parceria com importantes instituições de ensino e entidades de classe.

Na mesma linha de atuação, foi lançado o CreaLab, plataforma que mapeia e conecta pessoas, startups, empresas, organizações e big techs, a fim de buscar soluções para desafios estratégicos.

Além disso, para impulsionar ações inovadoras nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências de todo o Estado, o Crea-SP apoia também a criação dos hubs de inovação pelas associações em seus municípios de atuação, para aproximar instituições de ensino, startups, empresas e investidores.

 Crea-SP

Nas entregas realizadas em 2021, ainda constam a criação do novo portal de serviços e a reformulação do site do Conselho, o lançamento da carteira profissional digital, a implementação do chatbot Minerva, a ampliação no serviço de atendimento, pagamento dos serviços via pix, entre outros. E, por fim, o Crea-SP potencializou a agenda de avanços com a tramitação de novos processos de maneira 100% digital.

“A transformação do Crea-SP significa que as decisões já não são tomadas de cima para baixo. E quem quiser seguir esta linha de raciocínio de sucesso que o Crea-SP aderiu, que tende a melhorar a vida dos colaboradores e da sociedade, pode se sentir bem-vindo e conhecer as mudanças implementadas no documentário”, destacou Marchese.

Postagens Relacionadas
consulte Mais informação

ThinkStation P348, a mais versátil e acessível das workstations de Engenharia

Com fabricação nacional, novo representante da linha é ideal para projetos de arquitetura, construção civil e educação, redes de sistemas de saúde, análise de big data, mídias programáticas e de performance, setores do entretenimento audiovisual e engenharias que demandem a rotação de grandes fórmulas e análise de resultados.
consulte Mais informação

Dona de obra é condenada a pagar pensão vitalícia a pedreiro autônomo que sofreu queda durante conserto de telhado

Um pedreiro autônomo que sofreu uma queda durante o conserto de um telhado em uma casa em Rosário do Sul, RS, deverá receber uma pensão vitalícia e uma indenização por danos morais. A decisão da 7ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) reconheceu a culpa concorrente da tomadora do serviço e do autônomo e fixou em R$ 2 mil a reparação por danos morais e um pensionamento vitalício de R$ 187 pelos danos materiais. O caso reforça a importância da segurança do trabalho e da prevenção de acidentes ocupacionais. Empresas e trabalhadores devem trabalhar juntos para prevenir acidentes e garantir a integridade física dos trabalhadores.