Categorias
Dicas para Alavancar a Carreira do Blog da Engenharia

De Estagiário até Engenheiro em 3 passos.

De estagiário, passando à supervisor de empresa multinacional brasileira e agora engenheiro de melhoria contínua em outra multinacional espanhola.

COMO PERCORRER ESSA JORNADA?

Em primeiro lugar, me deixe te fazer uma pergunta: você acha que é possível ser promovido de estagiário direto a supervisor de empresa multinacional?

SIM, é possível, e nesse artigo vou te contar um pouco do eu fiz para conseguir acelerar minha carreira.

Então vamos lá, de estagiário à engenheiro. como diz Henry Ford:

Se você acha que pode, ou que não pode fazer alguma coisa, você tem sempre razão.

Vou te contar o método com os 3 passos que usei para alavancar a minha carreira de forma exponencial. E também, alguns pontos extras que tenho absoluta certeza que foram essenciais para atingir os resultados esperados.

Passo 1: Entregue resultados

O primeiro passo para conseguir alavancar a sua carreira, invariavelmente, são os resultados.

Nesse momento da sua carreira – lembre-se que estamos falando de um estagiário, mas que os mesmos princípios são aplicados a qualquer pessoa que está iniciando sua carreira – você ainda não é uma AUTORIDADE no assunto, e qual a melhor forma de “aparecer” e mostrar que a liderança e a empresa podem confiar em você? GERANDO RESULTADOS CONSISTENTES!

Um líder, supervisor ou gestor podem até desacreditar do seu potencial em algum momento. Mas não há como discutir com os resultados apresentados, e como dizem: contra FATOS não há ARGUMENTOS.

Nesse tópico, sempre gosto de reforçar a importância de dominar um método, seja ele de melhoria contínua, excel, power BI entre vários outros métodos extremamente eficazes e importantes para o dia a dia da indústria. Dessa forma se tornando ótimos diferenciais.

Passo 2: A percepção das pessoas sobre você!

Muitas pessoas pensam da seguinte forma: “Não me importo com o que pensam de mim” ou aquela famosa frase “falem bem ou falem mal, mas falem de mim”. Então, é nesse ponto eu gostaria de te deixar uma coisa clara:

Faz muita diferença a forma como as pessoas te enxergam!

Sempre que você tem a oportunidade de crescer na carreira, ganhar aumentos salariais na empresa, ou até mesmo melhores cargos, uma avaliação é feita sobre você:

– Olha, temos o nome do Pedro aqui como finalista para vaga de coordenador

– Aquele Pedro que sempre está chegando atrasado? Que não dá bom dia para as pessoas e não gosta de trabalhar em equipe?

A formas como as pessoas te veem é fundamental para alavancar a sua carreira.

Passo 3: Esteja exposto aOs tomadores de decisão

Sobretudo, o ponto e talvez o mais importante, é estar próximo de quem pode tomar decisão. Sabe aquela pessoa que pode de fato te promover? Essa mesma.

Tão importante quanto gerar resultados e as pessoas terem uma boa percepção sobre você, é a pessoa ou pessoas certas saberem de tudo isso. Dessa forma, é aqui que precisamos quebrar uma objeção: O PUXA SACO.

Muitas pessoas “travam” nesse momento por achar que se mostrarem seus resultados, estão puxando saco, e por isso não mostram os resultados aos líderes.

A BASE DE TUDO

Todos esses pontos que tratamos acima, além de ser fundamentais em sua carreira, segundo o livro Empowering Yourself: The Organizational Game Revealed, se organizam em uma hierarquia de importância:

  • 10% – PERFORMANCE – Entregue resultados.
  • 30% – IMAGE – A percepção das pessoas sobre você!
  • 60% – EXPOSURE – Esteja exposto as tomadores de decisão!

Em síntese para você alavancar a sua carreira, é extremamente importante gerar bons resultados, eles são a porta de entrada.

Então, nesse caminho dos resultados, se preocupe com forma de COMO você fará isso. Continuamente, lembre-se sempre que pessoas são mais importantes que processos e que como elas te veem é fundamental para seu sucesso.

Por último e como já vimos não menos importante – na verdade, é o mais importante – esteja perto de pessoas que podem de fato tomar as decisões!

Henrique, esse é o único caminho?

NÃO, absolutamente não, porém foi o caminho que me fez ir de estagiário a engenheiro e também diversos dos meus alunos, e agora espero que dê certo para você também!

Porém, além de seguir esses passos, você passará por grandes tomadas de decisão, será colocado constantemente sob pressão e terá que fazer grandes escolhas em  meio a muitas possibilidades. Dessa forma, acompanhe em seguida o artigo com dicas para te auxiliar diante às tomadas de decisão.

Postagens Relacionadas