Categorias

HP50G x TI NSpire – Quais as principais diferenças dessas duas calculadoras para engenharia?

Praticamente todo estudante de engenharia já se deparou com a pergunta: qual calculadora eu compro? Certamente, a primeira a ser cogitada é a HP50G, que é uma das mais famosas no Brasil. Porém, fora do país, ela compete com TI NSpire. Para te ajudar na escolha, nós vamos lista as principais vantagens e desvantagens das duas e fazer um comparativo HP50G x TI NSpire.

HP50G x TI NSpire
Imagem: chegg.com

+ HP50G

A HP faz variados tipos de conta e é muito útil durante o curso de engenharia. Ela plota gráficos, possui entrada para cartão SD, cabo USB e mais de 23.000 funções. Dentre elas, é possível citar integração, diferenciação, frações, conversões, gráficos, funções estatísticas e outras. Os modos de entrada são: algébrico, Notação Polonesa Reversa (RPN) e texto.

HP50G x TI NSpire

A tela é considerada grande, com 131×80 pixels, e a memória total é de 2.5MB com 512KB de RAM e 2MB de flash ROM. A visualização de gráficos pode ser feita em 2D e 3D.

Um dos grandes problemas da HP50G é o preço. Comparada à calculadoras mais simples, como a famosa Casio S-V.P.A.M, ela é praticamente dez vezes mais cara. Muitos professores também não permitem o uso dessa calculadora, o que também contribui para que alguns alunos não comprem.

+ TI NSpire

A Texas Instruments NSpire, ao contrário da HP50G, não é tão famosa no Brasil. Aqui no BDE nós já mostramos um review completo da TI NSpire CX.

HP50G x TI NSpire

Como a HP50G, ela também conta com várias funções, desde calculadora comum até gráficos, geometria, estatística, inserção de imagens e outras. A tela possui 320×140 pixels e há 100MB de memória de armazenamento e 64MB de memória de funcionamento.

Famosa e recomendada por professores nos Estados Unidos, ela possui a vantagem de ser muito rápida para realizar mesmo contas complexas. Uma desvantagem é a licença do software, que vale por apenas um ano.

Uma particularidade desta calculadora é a Spreadsheet, que é como o Excel, porém adaptado. Há também uma interface para ser usada no computador. Por meio dela, você pode digitar no seu computador e armazenar na calculadora, o que facilita muito o trabalho. Ainda, é possível armazenar uma folha de cálculo para cada disciplina, por exemplo, de forma que você pode salvar tudo.

HP50G x TI NSpire
Imagem: calculatorking.com.au

Há touchpad com cursor na tela da calculadora e é possível mover arquivos dentro das pastas como em um computador. Para conectar ao wi-fi, é necessário um acessório vendido de forma separada.

+ HP50G x TI NSpire

Uma das grandes vantagens da NSpire sobre a HP50G é que a primeira é muito mais rápida. Ela só fica mais lenta quando a memória está muito cheia. Com relação ao tempo, todo estudante de engenharia sabe como ele é precioso nas provas. No vídeo abaixo (HP50G x TI NSpire) é possível ver que a HP50G demora muito mais para resolver o mesmo cálculo.

A tela da NSpire também apresenta melhor qualidade que a HP50G. Além disso, essa calculadora é mais fácil de usar, enquanto a HP50G requer um pouco de prática. Muitas pessoas que tem a HP50G não conseguem utilizar nem um décimo de todas as suas funcionalidades.

Enquanto a HP50G requer pilhas do tipo AAA, a NSpire carrega via USB. Escolher entre as duas também considera escolher entre trocar pilhas (quem tem HP costuma sempre ter pilhas sobrando na mochila) ou trocar a bateria quando a NSpire fica com problemas. O tempo de vida estimado da bateria é de 3 anos e há vários tutoriais na internet ensinando a trocar. Vale ressaltar que a duração da bateria da NSpire durante o uso normal é considerada muito boa.

Por outro lado, é mais difícil comprar a TI NSpire no Brasil, além do fato de que, quando encontrada por aqui, ela é, normalmente, mais cara que a HP50G. Além disso, ainda há o problema do software.

Assim, é necessário ponderar qual dessas calculadoras te atenderá melhor. Se você quer velocidade, certamente a TI NSpire é mais indicada. Por outro lado, se você não quer procurar muito para encontrar para comprar, é mais fácil adquirir a HP50G. Não é difícil encontrar tutorias em português ensinando como usar algumas funções. Uma dica é pesquisar antes qual a calculadora que seus professores mais aceitam durante as provas (se você estiver comprando uma para usar durante a faculdade).

Referências: Texas Instruments; HP; Staples.

Postagens Relacionadas