Categorias
silhouette of people on hill

Chefe ou Líder? Entenda a Diferença e Saia na Frente na Carreira de Engenharia!

Fala galera da engenharia! Todo profissional de engenharia sabe que liderança é uma habilidade importante para o sucesso na carreira. Mas muitos profissionais ainda não entendem completamente a diferença entre chefe e líder. Embora muitas vezes esses termos sejam usados como sinônimos, existem algumas diferenças cruciais entre eles.

O Chefe

Um chefe, normalmente, é alguém que lidera por meio de autoridade. Eles dão instruções e cobram dos outros que elas sejam seguidas. Eles estão mais interessados em orquestrar o trabalho de outras pessoas e assegurar que ele seja concluído dentro dos prazos. Eles são mais focados em resultados do que em desenvolvimento.

brown game pieces on white surface
Photo by Markus Spiske

O Líder

Um líder, por outro lado, lidera por meio de influência. Eles motivam outras pessoas a atingir suas metas por meio de sua visão, em vez de usar o poder para controlar as pessoas. Um líder inspira, apoia e cria um ambiente saudável para as pessoas trabalharem. Eles são mais focados em desenvolver sua equipe do que em resultados imediatos.

Além disso, os líderes também ajudam a guiar as pessoas para construir relacionamentos e trabalhar em conjunto para atingir objetivos comuns. Eles têm a capacidade de motivar e inspirar outras pessoas por meio de exemplos positivos. Eles são capazes de reconhecer talentos e desenvolver habilidades em outras pessoas.

silhouette of people on hill
Photo by Jehyun Sung

Mas qual é a melhor abordagem?

Bem, depende de você. Você pode se posicionar como um chefe ou um líder. Se você for um chefe, seu foco será na execução das tarefas e na obtenção de resultados. Se você for um líder, seu foco será no desenvolvimento de sua equipe e na criação de um ambiente de trabalho positivo.

Então, qual é o seu posicionamento? Você é um chefe ou um líder?

Deixe-nos saber nos comentários abaixo se você se posiciona como um chefe ou um líder. Compartilhe suas experiências, suas melhores práticas e como você aplica essas informações em sua própria carreira de engenharia. Não se esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos engenheiros para que eles também possam entender a diferença entre chefe e líder.

Continue lendo aqui no Blog da Engenharia!

Postagens Relacionadas
blue and yellow striped country flag
consulte Mais informação

Dassault Systèmes, Egis e B4 unem forças em projeto para reconstrução de áreas urbanas na Ucrânia

Um consórcio liderado pela Egis, incluindo Dassault Systèmes e B4, foi selecionado pelo governo ucraniano para ajudar na reconstrução de áreas urbanas do país. O projeto conta com o apoio financeiro do Tesouro francês e tem como objetivo principal realizar uma análise colaborativa de custos e um exercício de planejamento na região de Chernihiv.