Categorias

Mestre de Obras aos 60 anos, apresenta TCC e irá se formar Engenheiro Civil

Com o tema voltado sobre ondulações no asfalto, Ubiraci Macêdo de 60 anos, tem seu TCC aprovado e irá se tornar Engenheiro Civil Diplomado.

Entre os 120 acadêmicos que iniciaram o curso de engenharia civil, Ubiraci mestre de obras de 60 anos, é um entre 18 acadêmicos, que apresentaram trabalho de conclusão de curso. No momento, todos aguardam a data para receber o aguardo diploma de engenheiro civil.

Ubiraci Macêdo em uma das construções onde trabalhou como mestre de obras — Foto: Ubiraci Macêdo/Arquivo Pessoal

O mestre de obras, que trabalha na área há 25 anos e que também já atuou como marceneiro, nasceu no município de Amapá, no Norte do estado e a mais de 300 quilômetros de Macapá, onde mora atualmente.

“Eu tava trabalhando com meu irmão que tinha uma empresa de construção, eu era o encarregado dele. Ele chegou um dia na obra e apresentou a filha de 22 anos como a nova funcionária que tinha acabado de se formar como engenheira civil. Aí eu fui saber como funcionava o curso e abri os olhos pra estudar”.

descreveu Ubiraci

Anteriormente, ele já havia passado para cursar edificações no Instituto Federal do Amapá (IFAP), mas a rotina de aulas integrais interromperam o sonho de Ubiraci, que não pode cursar.

Porém, em 2018 sua esposa notando o seu esforço, resolveu inscreve-lo para uma faculdade particular, onde passou. Neste momento iniciou-se uma nova luta, a de prosseguir e concluir a graduação, que deve ocorrer no ano de 2023.

Em seu TCC, abordou os tipos de pavimentações asfálticas usadas nas vias urbanas de Macapá, inclusive os problemas, como as ondulações. Ele contou com a força da família e do um grupo de amigos, que lhe ajudaram a concluir a faculdade.

”Foi uma experiência à parte, mas bem divertida já que tenho um jeito descontraído de ser”.

descreveu, sobre a jornada e sobre sua idade.
Quando receber o diploma, Ubiraci pretende buscar o registro no conselho de classe e atuar na mais nova profissão que escolheu para viver.

“Me sinto realizado profissionalmente, gosto de trabalhar em canteiro de obra, de ver nascer a obra e o término. Esse é um grande prazer. Eu sempre tive vontade de ver meu nome na placa da obra como ‘engenheiro técnico responsável’ e hoje eu já começo a ver o meu sonho sendo realizado”

finalizou.

Fonte: Jornal Floripa.

Postagens Relacionadas