Categorias
kaizen

Melhoria Contínua é coisa do passado!

Sim! Melhoria Contínua (MC) é coisa do passado. Mas, exatamente por volta na Revolução Industrial. Onde, ganhou forças depois da segunda guerra mundial, entre os anos 50 e 70.

Originada da essência do KAIZEN, que é uma palavra japonesa que tem como origem as
palavras Kai (Mudar) e Zen (Melhor), ou seja, Melhoria Contínua. Desenvolvida e aplicada
pelo engenheiro Taichi Ohno, ficou universalmente conhecida por ter sido aplicada pelo
Sistema Toyota de Produção, o qual baseia-se em esforços contínuos para a melhoria do
processo, produto e serviço.

Melhoria Contínua
Fonte: adobe stock,2021.

Então, MC ficou no passado?

Não gosto de usar essa palavra, mas… JAMAIS! Está muito equivocado quem ainda não
compreendeu a importância dessa filosofia nos tempos atuais. Pois, estará cada vez mais longe dos destaques do mercado profissional.

Neste momento, nunca foi tão importante ser um conhecedor de MC, afinal nos tempos de crise/pandemia as empresa estão em busca de fazer MAIS com MENOS e aprendem que isso deve ficar a longo prazo e pensando antes nas futuras adversidades que possam ocorrer.

Sendo assim, apesar dos longos anos é uma filosofia muito atual onde as empresas que
usufruem de suas “técnicas” e como benefício, mostram resultados significativos.

MC
Fonte: adobe stock,2021.

Contudo, não podemos esquecer do principal objetivo da Melhoria Contínua. Que vala além de uma prática de desenvolver atividades que agregam mais valor para o seu consumidor, ao mesmo tempo, removendo o maior número possível de atividades que geram desperdício. E sim uma filosofia de vida, onde os profissionais, sociedade/(cliente) e empresa ganham em todo o processo.

Como posso me qualificar, conhecer melhor sobre, onde aplica, como, atualizar?

Fonte: adobe stock,2021.

Na minha opinião e experiência profissional, posso dizer que eu precisei fazer alguns cursos de ferramentas, metodologias e uma qualificação completa de “Especialista em Melhoria Contínua”. Dominei alguns métodos e juntamente com essa carga de conhecimento, busquei aplicar em cases para manter a prática e atender as necessidades das organizações traçando resultados interessantes e sustentáveis.

Ou seja, junte seu conhecimento, busque atualizar e pratique. Você não precisa de várias
qualificações para começar. Entendendo que, só será possível esse aprendizado colocando ele em prática e não buscando o cenário perfeito, usando a capacidade de aprendizado e executando. O MC pode e deve ser aplicado em qualquer área e por pessoas que estejam comprometidas a desenvolver a mudança junto à equipe.

Então, o profissional que buscar essa qualificação terá como destaque os conhecimentos no constante aprimoramento dos processos de negócio, agregando com inovações e sendo o agente de mudanças em toda ou parte da cadeia de crescimento da instituição.

Finalmente, se você leitor, também tem esse interesse. Deixa aqui as suas dúvidas nos
comentários abaixo que será um prazer poder ajudar. Vai lá, faz acontecer que o Blogdaengenharia está aqui para te apoiar

Até mais, e não esqueça:


“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”.

William Edwards Deming

Como estruturar uma startup? Leia mais aqui!

Postagens Relacionadas