Categorias

Overture: uma reinvenção do Concorde?

Recentemente, notícias informaram que algumas empresas do setor aéreo fizeram a compra de diversas unidades de uma aeronave – ainda em projeto – chamada Overture.

A princípio, 130 já estão encomendadas.

Porém, a dúvida é: o Overture é uma reinvenção do Concorde? Podemos dizer que sim, uma vez que são parecidos em alguns quesitos.

Concorde

Este artigo conta toda a história dessa máquina. Mas, em resumo, o Concorde foi o avião de passageiro mais rápido do mundo, atingindo velocidade de cruzeiro de mais de 2 mil quilômetros por hora.

Concorde da British Airways.

Dessa forma, conseguia fazer o trajeto Nova York – Londres em aproximadamente 3h30.

Logo depois de um acidente fatal, o Concorde foi oficialmente aposentado em 2003.

Overture

Fabricado pela empresa americana Boom Supersonic, o Overture promete reduzir pela metade o tempo de voo de mais de 600 rotas comerciais.

Projeto da aeronave.

Por exemplo, o voo entre Miami e Londres dura cerca de 10 horas atualmente. Com a nova aeronave, portanto, o tempo poderá ser reduzido para 5 horas.

Em contrapartida ao Concorde, o Overture conta com um sistema de diminuição de ruídos, o que não afetará o sobrevoo em regiões habitadas.

Como resultado das melhorias, quando estiver voando sobre o mar, terá o dobro da velocidade dos aviões atuais. Em voos sobre regiões terrestres, apresentará 20% de desempenho a mais em relação aos demais.

De acordo com a fabricante, a expectativa é que a aeronave faça seu primeiro voo em 2026, entrando, definitivamente, no mercado comercial, em 2029.

O preço de cada unidade é de cerca de US$ 200 milhões.

Comparativo

OvertureConcorde
Capacidade de passageiros65 a 8092 a 120
Dimensões (C x L x A)61m x 32m x 11m62,1m x 25,5m x 11,3m
Autonomia7.867 km7.222 km
Altitude de cruzeiro60 mil pés60 mil pés
Velocidade máxima1.800 km/h2.160 km/h
Postagens Relacionadas