É só pensar no profissional de Engenharia Elétrica que vem a questão polêmica: O correto é Engenheiro Eletricista ou Engenheiro Elétrico? Contudo, este é um antigo dilema de muitas discussões que envolve dos mais experientes aos calouros. Qual será o termo correto para denominar este importante ramificação da Engenharia?
Entendendo a etimologia: elétrico e eletricista
Vamos analisar as 2 palavras etimologicamente, ou seja, o estudo da origem e da evolução das palavras. Segundo as regras literais da nossa língua que é o Português – Brasileiro, a definição de ELÉTRICO é:
“Que diz respeito a eletricidade, movido a eletricidade, movimento”.
Assim, analisemos ELETRICISTA etimologicamente:
“Que ou aquele que trabalha em aparelhos elétricos; especialista em eletricidade”.
Enfatizando, o termo engenheiro elétrico é muito usual a quem não atua como tal profissional, e/ou estão em não possuem informações sobre a engenharia elétrica.
Os profissionais, especialmente de conselhos de classe, recomendam que não utilize o termo engenheiro elétrico porque na nossa língua se dá o sentido conotativo da pessoa, ser humano, dar choque! Isso é uma anomalia gramatical conhecida como literatismo exagerado.
O que o CONFEA diz sobre esta polêmica?
Definitivamente: engenheiro elétrico ou engenheiro eletricista?
Seguindo as normas do nosso idioma – Português Brasileiro e as resoluções vigentes do CONFEA, órgão que institui e rege as diretrizes dos profissionais de Engenharia, o termo ENGENHEIRO ELÉTRICO está fora de contexto, ou seja, está errado e não deve ser utilizado por profissionais.
Já o termo ENGENHEIRO ELETRICISTA é que remete melhor ao profissional desta área e está de acordo com as normas do idioma e com o CONFEA/CREA.
O que é necessário para se tornar um engenheiro eletricista?
Se você sonha em ser um Engenheiro Eletricista se faz necessário ter interesse especial com as matérias de exatas, como Matemática e Física. É importante ter interesse e curiosidade por solucionar problemas e entender funcionamento dos mais diversos sistemas.
Contudo, o candidato a engenharia elétrica há de estar antenado às novas tecnologias e tendências do setor. Apesar dos diversos problemas, o mercado de trabalho para engenheiros eletricistas está a todo vapor.
Linhas de transmissão, infraestrutura do setor, e principalmente o interesse em energia renovável e as telecomunicações contribuíram para a expansão e alta demanda por profissionais na área de Engenharia Elétrica.