Categorias

As 30 empresas mais cotadas para trabalhar pelos estudantes de engenharia

Com uma carreira promissora no futuro, existem diversas empresas bem cotadas para trabalhar pelos estudantes de engenharia.

Existem algumas organizações que fazem com que os olhos dos estudantes brilhem e, por isso eles aguardam ansiosamente por uma boa oportunidade para disputarem uma vaga.

No Brasil a Petrobrás é uma gigante que há muitos anos tem sido uma das principais empresas mais cotadas para trabalhar pelos estudantes de engenharia.

Ranking e fatores:

O ranking das principais empresas para se trabalhar foi baseado na opinião de mais de 130 estudantes das principais universidades da área de engenharia do Brasil.

Um dos fatos notados com relação às pesquisas de anos anteriores é que os estudantes estão bem menos interessados em empresas de auditoria e consultoria.

Por outro lado as grandes indústrias de automóveis e de tecnologia passaram a ser mais disputadas pelos futuros engenheiros.

Se você quer saber mais sobre a carreira de engenharia e saber quais são as empresas mais bem cotadas para se trabalhar pelos estudantes de engenharia, continue lendo esse artigo.

Como está o mercado para os estudantes de engenharias

 

 

Desde 2014 o Brasil está imerso em um cenário de crise econômica e, isso se tornou ainda mais expressivo diante da pandemia de Covid-19.

Isso está provocando um abalo em todo o mundo, colocando em risco a carreira de milhares de pessoas.

Para os atuais estudantes isso não é diferente. No entanto as engenharias ainda são profissões de destaque e, principalmente quem deseja trabalhar na área de tecnologia tem um futuro promissor.

A Engenharia de Segurança do Trabalho (onde é possível trabalhar em empresas de bombeiro civil, indústrias, construção e muito mais) possui uma colocação bastante positiva no mercado de trabalho visto que esses profissionais são bastante requisitados.

Geralmente os salários também são muito bons até para os recém formados e, vai aumentando cada vez mais ao longo do tempo.

Especialização facilita!

Para quem tem especialização na área fica ainda mais fácil encontrar oportunidades de trabalho mais promissoras. Mas para que o sucesso seja ainda maior a dica é investir em um nicho, buscando um conhecimento específico.

Além disso é muito importante que o engenheiro tenha um grande senso de responsabilidade visto que o seu emprego não permite que falhas sejam cometidas, pois isso colocaria vidas em risco. Sendo assim ter uma boa capacitação é imprescindível.

Recentemente o Brasil vem passando por uma revolução tecnológica e grande melhoria na sua infraestrutura e, para isso os engenheiros são extremamente necessários em qualquer uma dessas obras.

Dessa forma mesmo diante de um cenário de crise os bons profissionais conseguem se destacar no mercado e obter oportunidades maravilhosas de trabalho e desenvolvimento.

Como está o mercado de trabalho para a engenharia?

Hoje em dia no Brasil existem 1,2 milhões de engenheiros com o registro ativo. Apesar desse número parecer altíssimo, o mercado ainda está carente de bons profissionais.

Além desses a cada ano aproximadamente 100 mil engenheiros recém formados chegam ao mercado em busca de uma boa oportunidade de trabalho, sobretudo nas empresas mais cotadas.

Apesar da reocupação com a conquista de um lugar ao Sol pelos novos profissionais, o Brasil ainda precisa de muitos engenheiros qualificados para que seja possível suprir as demandas do país.

Isso porque ao contrário do que muita gente pensa, os engenheiros conseguem boas oportunidades em vários setores diferentes da economia.

Veja sobre os profissionais:

  • Civil: basicamente é o profissional que cuida da parte estrutural, na construção de casas, prédios, pontes, estradas, túneis, shoppings, entre outros;
  • Produção: é o profissional envolvido nos processos industriais, visando a otimização, com redução dos custos e elevação da produtividade;
  • Agrônomo: é apto a trabalhar sobretudo em empresas agrícolas, mas muitos atuam também com fiscalização sanitária e desenvolvimento de máquinas e produtos;
  • Engenheiro eletricista: esse profissional atua sobretudo em concessionárias de distribuição e geração energética, bem como em organizações voltadas à automação;
  • Engenheiro de minas: profissional muito requisitado atualmente, com foco na extração de recursos como petróleo e gás natural;
  • Eng. Metalúrgico: profissional que atua na indústria pesada, como por exemplo empresas metalúrgicas, siderúrgicas, de beneficiamento de minérios e também em montadoras;
  • Engenheiro mecânico: profissional que atua em qualquer empresa relacionada à produção de itens diversos como alimentos, eletrodomésticos, veículos, entre outras;
  • Engenheiro de computação: atua como profissional de grande importância em empresas de telecomunicações, comercio eletrônico, bancos de dados e desenvolvimento de softwares.

As empresas mais bem citadas para trabalhar pelos estudantes de engenharia

Veja a seguir quais são as empresas mais disputadas pelos estudantes de engenharia nos últimos anos:

  1. Petrobras          
  2. MRV Engenharia            
  3. Google
  4. Governo Federal
  5. Ambev
  6. Apple  
  7. Microsoft          
  8. Embraer             
  9. Odebrecht        
  10. Toyota
  11. Vale     
  12. Volkswagen     
  13. BMW Group     
  14. Eletrobras         
  15. The Coca-Cola Company            
  16. Nubank              
  17. Votorantim       
  18. Heineken          
  19. Nestlé 
  20. General Motors             
  21. Gerdau               
  22. GE         
  23. Amazon             
  24. Samsung            
  25. Honda 
  26. Natura
  27. Bayer   
  28. Siemens             
  29. Volvo Group    
  30. Ford Motor Company  

Como conseguir uma boa oportunidade na área de engenharia?

De acordo pesquisas feitas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) os estudantes de engenharia tem a sorte de cursarem a carreira que tem um dos maiores índices de empregabilidade, além de ter uma das maiores médias salariais.

No entanto para conseguir uma boa oportunidade nas empresas mais bem cotadas para trabalhar pelos estudantes de engenharia é preciso ter diferenciais que proporcionem destaque entre tantos concorrentes. Os principais são:

Inglês fluente

A engenharia é universal e, cada vez mais com a globalização é necessário que a comunicação seja feita em outros idiomas.

Por isso as principais empresas para se trabalhar na área geralmente exigem a fluência em inglês para a contratação.

Língua espanhola

O espanhol segue a mesma tendência do inglês, mas com a integração entre os países da Am´rica Latina esse conhecimento é ainda mais importante.

Especializações

Hoje em dia ter apenas o diploma de graduação já não basta para conseguir uma boa oportunidade. Além disso é preciso se especializar por meio de um mestrado ou MBA dependendo dos seus objetivos.

Dessa forma é possível que você consiga se destacar e alcançar a tão sonhada vaga em uma das empresas mais bem cotadas para trabalhar para estudantes de engenharia.

Veja também nossos outros artigos sobre carreira:

Postagens Relacionadas