Categorias

De Minas a Marte: uma história inspiradora

Desafiar limites, conquistar o que parecia ser impossível para muitos e ser fonte de inspiração para uma nação.

Você já ouviu falar do autor do Livro ” A Caminho de Marte“, ganhador do prêmio Jabuti em 2019? Ainda não. Então tenho muito prazer de lhe apresentar Ivair Gontijo, uma inspiração!

Primeiro homem a pisar na Lua

O que a chegada do primeiro homem a Lua em 1969 tem haver com Marte? Acreditem se quiser mas esse evento marcou a primeira vez que Ivair Gontijo viu televisão em sua vida. Situação comum para quem nasceu em uma família simples e numerosa no interior de Minas Gerais na década de 60. Porém ele nem imaginava que um dia faria parte de projetos que iriam explorar o espaço.

E se ninguém acreditar em mim?

Ivair Gontijo passou por essa situação quando disse que iria estudar física. Nesta época trabalhava em uma fazenda como técnico agrícola, distante 100 quilômetros da cidade mais próxima e sem acesso eletricidade. A paixão por observar o céu e as estrelas começa aí, em um local distante, sem interferências de luzes artificiais e poluição industrial era a combinação perfeita para admirar um céu de oportunidades.

O sonho de ir para Capital fazer faculdade parecia algo distante, ainda mais fazer o curso de Física, por isso os colegas da fazenda não acreditaram e nem confiaram que isso iria se concretizar. Mas se você tem um sonho e luta diariamente por ele sem desistir pode ter certeza que vai se realizar.

Portanto foi isso que Ivair Gontijo fez, trabalhou, guardou dinheiro e foi para Capital realizar seu sonho. Atenção, não queria ser melhor que os outros, mas se esforce para ser sua melhor versão a cada dia. Apesar de muitos não acreditarem, Ivair Gontijo fez curso pré-vestibular se esforçou e conseguiu a sonhada aprovação na Universidade Federal de Minas Gerais para estudar Física.

Desejo de ir além

Mas você acha mesmo que a graduação seria o ápice dessa historia? Claro não, depois disso veio mestrado, doutorado no exterior e pós doutorado. Antes de conquistar Marte precisou conquistar sua determinação e foco para não desistir frente as primeiras dificuldades.

Foi assim subindo um degrau de cada vez, fazendo o seu melhor em todas as ocasiões e acreditando em seu potencial que a sua chegada a NASA aconteceu em 2006. Ivair Gontijo esteve a frente das duas ultimas missões enviadas a Marte sendo o “Curiosity” e o “Perseverance”. Mas em sua palestras a pergunta que mais surge é: Como que fez para entrar na NASA?

Para ter a respostas desta e conhecer toda a historia de Ivair Gontijo já sabe minha recomendação. Leia o livro “A Caminho Marte” que une ciência escrita de forma simples e sua historia de vida.

Por isso escolha pessoas em quem se inspirar, modele a sua vida através de histórias de pessoas que chegaram onde você deseja chegar. IMPORTANTE é modelar e NÃO copiar, ninguém é igual mas podemos evitar tropeços se aprendermos com o outro.

Postagens Relacionadas