Categorias

Cataratas de Vitória: uma das maiores do mundo que secou.

Considerada um dos maiores pontos turísticos africanos, as cataratas de Vitória estão em uma situação completamente delicada. Localizada na fronteira entre Zimbábue e Zâmbia, sempre foi considerada como uma das maiores cataratas do mundo.

Com dimensão de 1,7 km em seu ponto mais largo e uma altura de mais de 100 metros. No período de 2019, ela se tornou apenas pequenos filetes de água, devido à seca, o que vem preocupando as autoridades locais. Entenda um pouco do que está acontecendo no local.

cataratas

Motivos da seca no local

De acordo com especialistas que afirmam que um dos grandes problemas para que isso esteja acontecendo, é a falta de chuvas na região. Outro grande problema disso é que tem causado grandes impactos na economia e na população que vive nos países do sul do continente.

Primeiramente, essas cataratas são alimentadas pelo rio Zambeze, que é considerado um dos mais importantes da África, pois passa por diversos pontos importantes do país. Porém com o com o grande aumento de temperatura da região, fez com que o volume do rio diminuísse drasticamente por conta da grande evaporação das águas.

Sobretudo, esse fenômeno de seca é comum na região, porém nos últimos anos eles vem se intensificando bastante. Essa seca no rio Zambeze tem um efeito extremamente drástico na segurança hídrica de Zimbábue, onde a crise de água já está em uma situação muito complicada.

 Isso pode gerar um problema para toda a região Austral da África. Além desse fator, temos que pensar que a redução dos níveis da represa de Kariba afetará toda a segurança hídrica do Zimbabwe, segundo a ONU.

Além disso, há possibilidade de grandes impactos turísticos na região, é importante ressaltar que com a redução da queda de água do local, hidrelétricas próximas serão também afetadas causando também uma crise energética no país.

Efeitos ambientais no continente africano

Desta forma, obviamente que um efeito extremo como esse muitas vezes não é considerado somente como consequência de mudanças climáticas. Porém pesquisadores já notam que nessa região do Sul africano tem nos últimos tempos registrados diversos fenômenos que indicam que são sim, efeitos causados pelo aumento de gases de efeito estufa.

Primeiramente, o fator que mais preocupa as autoridades é que provavelmente a África será o continente mais afetado com essas mudanças. Porém também será o que terá mais dificuldade a se adaptar a esses efeitos por conta de problemas de suprimento de água, segurança alimentar e proteção da biodiversidade, devido a cada vez mais secas e enchentes mais catastróficas.

cataratas

Quer saber sobre mais curiosidades da Engenharia? Você pode clicar aqui e ter acesso aos meus outros artigos. Além disso, você consegue me encontrar nas redes sociais: Instagram | Linkedin

 

 

Postagens Relacionadas