Categorias
gosto de barro em peixes

Causas do gosto de barro em peixes

Já está mais do que provado que o gosto de barro em peixes ou off-flavor, acontece pela presença de algas cianofíceas dentro do viveiro. Essas algas produzem e liberam substâncias (geosmina e 2-metil-isoborneol) na água que causam tal característica ao pescado. A proliferação dessas algas acontece em função do excesso de nutrientes e matéria orgânica acumulada em excesso no fundo dos viveiros.

Essas substâncias são absorvidas pelos peixes por meio das brânquias e, consequentemente, são depositados no tecido adiposo e principalmente na gordura desses animais.

Essa é, portanto, a razão pela qual alguns peixes de água doce, como traíra, tilápias, carpas, curimba, pacu e tambaqui podem apresentar forte odor e gosto de barro na carne. Sendo assim, podemos facilmente encontrar peixe com gosto de barro em pisciculturas que não fazem controle de qualidade de água.

Então, sem essa de dizer que peixe tem gosto de barro, peixe de pisciculturas mal cuidadas é que tem gosto de barro!

Mas quais são os erros que podem causar gosto de barro em peixes:

  1. Primeiramente, comprar ração pelo preço ao invés de qualidade causa gosto de barro nos peixes. Pois quanto piores forem os ingredientes utilizados e absorção dos nutrientes da ração, maior quantidade de matéria orgânica será acumulada;
  2. Não controlar matéria orgânica que se acumula no fundo do viveiro causa gosto de barro nos peixes. O acúmulo de matéria orgânica é inevitável, mas o que precisa ser feito é manejo de limpeza de fundo, controle de ração, renovação e/ou uso de probióticos/simbióticos;
  3. Fornecer resíduo de alimento para os peixes. Essa é clássica, pois é comum ouvir: “Ah, só de vez em quando”. A produção de peixes não cabe mais esse tipo de atitude;
  4. Densidade de peixes acima da capacidade suporte do viveiro. Isso fará com que você forneça maior quantidade de ração do que o sistema pode suportar e o acúmulo de matéria orgânica será maior do que o suportado;
  5. Não se preocupar com o aparecimento de algas no viveiro. Se o off-flavor acontece por conta da presença de algas cianofíceas, evitar a proliferação de algas no viveiro, com certeza minimizará as chance de cianofíceas.

Também recomendo este vídeo didático para você entender melhor o gosto de barro em peixes e descobrir alguns formas de eliminar essas substâncias do peixes, como a depuração:

Referências:

Yamprayoon, J., Noomhorm, A. (2003). Off-Flavor in Nile Tilapia (Oreochromis iloticus). Off-Flavors in Aquaculture, 235–245.

Schram, E.; Kwadijk, C.; Hofman, A.; Blanco, A.; Murk, A.; Verreth, J.; Schrama, J. (2021). Effect of feeding during off-flavour depuration on geosmin excretion by Nile tilapia (Oreochromis niloticus), Aquaculture, v531, 735883.


Siga o Instagram @ivanilsonsnts para mais conteúdo e conheça mais sobre a Engenharia de Pesca aqui.

Postagens Relacionadas