Categorias
erros, mercado financeiro

7 Erros comuns que investidores engenheiros cometem!

Sabemos que conhecimento não atinge tão facilmente para algumas pessoas, gerando para si prejuízos no mercado de ações que podem ser evitados. Apesar de ser normal errar quando se está aprendendo, é considerável que se tenha conhecimento de tais erros. Para te ajudar, trago 7 de alguns erros comuns, vem comigo!

1- NÃO TER UMA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Muitos investidores iniciam seus aportes sem ter uma reserva de emergência, mas, e se você ficar desempregado ou com problemas de saúde?

Claro que automaticamente vai vender seus aportes para cobrir a emergência não é mesmo? Dessa forma que a reserva de emergência é tão importante antes de iniciar no mercado financeiro.

Portanto o recomendado é que essa reserva de emergência tenha uma cobertura integral do seu custo de vida de no mínimo 6 meses, sendo ela aplicado em produtos ou ativos seguros e que possa ser resgatado a qualquer momento.

investidores
Fonte: Pixabay, 2022.

2- FAZER DO SEU INVESTIMENTO UMA APOSTA

Quem dera que uma simples aquisição de um determinado aporte já nos dar um retorno considerável!

Engano de quem pensa que ganhar dinheiro no mercado financeiro é uma questão de sorte. Tudo é questão de muito estudo, planejamento e estratégia.

Portanto busque investir no seu conhecimento sobre o mercado financeiro, esse tipo de atitude vai abrir sua mente sobre como as ações e o mercado funcionam.

Fonte: Pixabay, 2022.

3- APOSTAR 100% EM DICAS DE TERCEIROS

Esse com certeza é um dos erros mais comuns do investidor iniciante.

Definitivamente não seja aquele investidor que busca as análises prontas, é o seu dinheiro que está em jogo então fique atento, nem tudo o que dizem é o certo a se fazer.

mercado financeiro
Fonte: Pixabay, 2022.

Quer dicas de terceiros? Que esses terceiros sejam pessoas especializadas e que te ensinam como analisar o cenário atual em que vivemos e como aplicar esses conhecimentos nos aportes.

4- PENSAR SOMENTE NO CURTO PRAZO

Não espere por resultados rápidos, o mercado financeiro é muito volátil então não ache que vai conseguir ter rentabilidade em curto prazo.

erros, mercado financeiro, aportes, mercado de ações, investidores
Fonte: Pixabay, 2022.

Day Trade é um método onde acontece a compra e a venda de investimentos no mesmo dia, em contrapartida é um método muito arriscado, você tem que se dedicar inteiramente a estudos e mesmo assim ter grandes chances de perder dinheiro.

5- NÃO SABER QUAL SEU PERFIL DE INVESTIDOR

Você sabe qual o seu perfil de investidor? Não conhecer seu perfil de investidor faz com que você tenha riscos que não suporte. Portanto saiba seus limites nas operações, existe ações que oscilam e outras mais seguras.

Encontra-se vários investimentos e produtos no mercado, agora basta você identificar seu perfil: conservador, moderado ou arrojado para escolher o melhor investimento.

Fonte: Pixabay, 2022.

6- NÃO VARIAR NOS INVESTIMENTOS

Não coloque todo seu patrimônio em somente um investimento ou em apenas um setor. A melhor atitude de um investidor consciente é montar uma carteira diversificada.

Como já foi mencionado o mercado financeiro é muito volátil, e se caso seu investimento der prejuízo? Certamente que vai entrar em desespero e vender tudo não é mesmo?

Assim sendo, distribua seu patrimônio em diferentes tipos investimentos e setores sendo ele de curto, médio e longo prazo. Acima de tudo, não esqueça de sempre respeitar seu perfil de investidor.

Fonte: Pixabay, 2022.

7- AGIR COM A EMOÇÃO

Muitos investidores vê uma grande alta no preço de uma ação e achando que vai continuar sumindo sem parar começa a compra-las.

Portanto não se iluda com essa ideia, fortes altas tendem a ser eventos isolados, que não acontece com tanta frequência.

Fonte: Pixabay, 2022.

O mesmo acontece com uma ação que sofreu uma forte queda, para os que agem com emoção e sem pensar vão logo vendendo suas ações, deixando de lado tudo a ser considerado.

De fato são vários eventos que temos que levar em conta. No entanto o correto a fazer nesses casos é ter paciência e analisar qual a melhor decisão a tomar.

CONCLUSÃO

Não é tão difícil assim escapar de erros frequentemente atingidos pelos investidores não é mesmo? Se você chegou ate aqui é porque quer ser um bom investidor, e está procurando crescer no mercado financeiro.

Portanto, agora que já absorveu todo conteúdo, mãos a obra para iniciar a vida no mercado financeiro. Mas lembre-se conhecimento nunca é demais, estude e busque cada vez mais informações que vão te fazer um ótimo investidor.

erros, mercado financeiro, aportes, mercado de ações, investidores
Fonte: Pixabay, 2022.
Postagens Relacionadas