Categorias

Infiltrações nas paredes: Como elas podem afetar a sua saúde?

As manchas escuras de mofo que aparecem nas paredes são causadas por infiltrações e podem representar um risco a sua saúde!

Manchas escuras nas paredes são uma das anomalias mais comuns presentes em qualquer residência. Estas manchas podem aparecer em diversas regiões, como por exemplo, próximo aos rodapés, nos cantos das janelas e próximo aos forros. Independente de onde elas apareçam, a causa é sempre a mesma: infiltrações nas paredes.

Muitos Engenheiros afirmam que uma das maiores vilãs da Construção Civil é a água, pois independente do meio em que se encontra, ela vai conseguir achar “um caminho” para se infiltrar. As infiltrações em paredes podem aparecer vindas do solo em contato com as fundações, da chuva que bate nas janelas mal vedadas e até mesmo por vazamentos de tubulações.

Mas afinal, o que a água tem a ver com as manchas nas paredes? A água se infiltra nas paredes e as deixa úmidas, propiciando o ambiente ideal para a proliferação de fungos (que estão em toda a parte), causando as manchas – o famoso mofo. Além disso, locais mal arejados e com pouca iluminação contribuem para o crescimento dos fungos.

Parede com mofo
Infiltração de água em parede

Como os mofos prejudicam a saúde dos moradores do imóvel

A estrutura que forma os mofos contém esporos que são pequenas partículas produzidas pelos fungos. Os esporos são extremamente pequenos e podem ficar em suspensão no ar por muito tempo, facilitando a inalação pelas pessoas.

Quando os esporos são inalados, é comum que o sistema imunológico da pessoa reaja com espirros, tosse, coceira e obstrução nasal. Além disso, em caso de exposição prolongada, sintomas de rinoconjuntivite podem surgir, causando vermelhidão e inchaço nos olhos. Em casos mais severos, quando as partículas dos fungos atingem os pulmões, há a possibilidade de surgirem doenças, como a pneumonia fúngica.

Mofos podem causar doenças respiratórias
Mofos podem causar doenças respiratórias

Cuidados para evitar doenças causadas pelas infiltrações nas paredes

Controlar as infiltrações em paredes é a chave para se evitar essas doenças respiratórias. A impermeabilização das vigas baldrames e a utilização de aditivos hidrofugantes nas argamassas dificulta a passagem da água vinda dos solos. Já a boa vedação das janelas impede que a chuva penetre nas paredes.

Outra boa dica para evitar os mofos é manter os ambientes bem arejados e iluminados. O uso de produtos químicos antimofo também é recomendado nos casos onde não é possível evitar a infiltração de água. Contudo, a melhor opção sempre será identificar e corrigir o local de origem da infiltração. Para isso, o auxílio de um especialista é sempre bem vindo!

Postagens Relacionadas