Categorias

A Empatia da Avenida Paulista

Olá leitor, você já deve ter ouvido falar da Avenida Paulista, vulgo coração pulsante, localizada na cidade de São Paulo. Um lugar repleto de história, cultura e paisagens, e aposto que você deve estar se perguntando o que engenharia tem haver com a avenida paulista e onde a empatia entra nessa história? Se prepara que você vai se surpreender, mas antes… já segue o @blogdaengenharia no instagram para ficar por dentro das novidades.

Fonte: Pixabay, 2022.

Vamos lá!

Recentemente eu participei do terceiro BootCamp Healthtech Barretos, realizado pelo Harena Inovação criado pela equipe do Hospital de Amor. Trata-se de um hub que une a medicina, ciência, tecnologia e novas soluções de inovação para melhorar a gestão da saúde pública do Brasil, inclusive já é assunto de um próximo artigo.

Fonte: Autora, Jul 2022

E dos diversos temas e conteúdos abordados a palestra do Bruno Leite, me chamou atenção com a Regra do Pescoço. Que funciona assim, se você olhar para o seu lado direito e depois olhar para o seu lado esquerdo e não ver uma pessoa com a cor diferente da sua, gênero diferente, LGBTQIAP+, ou alguma pessoa com necessidades especiais é porque tem alguma coisa errada com a atmosfera do ambiente.

Fonte: Pixabay, 2022.

Ou seja, onde não tem essa inclusão social, o ambiente acaba sendo seletivo e de forma indireta, isento de empatia, tornando-se não propicio para receber toda diversidade cultural abrangente da nossa sociedade, por conta do que é imposto, automaticamente não deixando as pessoas de diferentes culturas confortáveis em frequentar aquele lugar.

Fonte: Pixabay, 2022.

Você já tinha reparado o quão frequente estamos inseridos nesse sistema?

Como de costume se ao mapear a cadeia atual da sociedade para aplicar o lean six sigma em um projeto DMAIC de melhoria para a sociedade desenvolver ainda mais a empatia. Passo a enxergar a humanidade como a minha empresa (centro), sendo os principais steakholders os serviços que são ocupados por pessoas para ajudar outras pessoas em seu desenvolvimento.

Fonte: Pixabay, 2022.

Tornando-se o objetivo a inserção cultural de agregação de valor e empatia nos principais elos que compõem a cadeia da sociedade, pois juntos podemos conquistar os próximos passos.

Fonte: Pixabay, 2022.

Os Desafios…

Basicamente os desafios á longo prazo são moldados pensando na humanidade. Veja alguns exemplos: uma empresa bem conceituada com inovação precisa de diversidade cultural, mulheres devem ocupar cargos de liderança seja no agro ou na indústria, escolas precisam de permitir uma educação inclusiva de qualidade, na área da saúde algumas doenças se manifestam de formas diferentes conforme a cor da pele e demais características biológicas, LGBTQIAP+ merecem respeito nos serviços de atendimentos.

Temos que dizer não a exclusão

Fonte: Pixabay, 2022.

O Poder da Empatia

O desenvolvimento da empatia é essencial, mas não é logo de cara que você vai saber o que precisa de mudar para sua evolução. As mudanças começam com pequenos domínios, aprendizados e depois vão se estendendo. Além do mais são as pessoas ao redor que vão ensinar, através da vivencia, da conexão com o próximo, por isso nós conseguimos evoluir, através do poder da empatia em conjunto.

Claro que Brené Brown não poderia deixar de ser mencionada, afinal é uma das minhas principais referências para a vida. Desde que fiz a leitura de A Coragem de Ser Imperfeito, minha sensibilidade tornou-se mais minuciosa e presente.

E agora com toda essa sensibilidade adquirida, finalmente vamos para a avenida paulista…
Fonte: Pixabay, 2022.

Avenida Paulista

Consequentemente, se você aplicar a regra do pescoço na Avenida Paulista, vai ser algo grandioso! Com muita cultura envolvida, a grandiosidade da vida está em poder se conectar com pessoas culturalmente diversificadas. Mas atenção, seja forte, corajoso e gentil! Pois cada indivíduo vai te ensinar algo novo, diferente, seja na forma de falar, de agir, uma outra perspectiva sobre a vida, proporcionando o desenvolvimento da sua empatia de forma indireta.

Fonte: Autora, Mai 2022.

Aceite as pessoas como elas são

Percebe o quão empolgante são as pessoas? É preciso aceitar as pessoas como elas são! A empatia da avenida paulista é mais sobre as ruas em si, que trazem essa atmosfera de integração, observe que as pessoas continuam se dividindo em grupos e vão continuar se dividindo em grupos, afinal de contas cada um tem a sua opinião, existem pessoas com uma perspectiva em comum que se unem e no mundo tem espaço pra todos nós.

Fonte: Blog da Engenharia, 2022.

Acima de Tudo

E acima de tudo, ter empatia não é você mudar os seus princípios e os seus valores é saber convier com as diferenças. É a habilidade de ser um bom ouvinte, compreender as emoções que não são suas e perceber como o que você diz é compreendido pelos demais, é sobre ter gentileza com as pessoas.

Fonte: Pixabay, 2022.

O intuito da empatia é propiciar um ambiente onde as pessoas possam se entender e se respeitar. Está na hora de agregar essa visão para uma mudança genuína. Pois conforme a nossa sociedade ganha conhecimento e capacitação, precisamos praticar, senão não temos a evolução do ser humano. Uma dica para melhorar essa soft skill é sempre se perguntar o que está por trás das entrelinhas.

“Quando tiver que escolher entre estar certo ou ser gentil, escolha ser gentil”

Extraordinário
Postagens Relacionadas