Muitas vezes quando se fala de mensuração ou caracterização da superfície terrestre, essas ciências podem ser confundidas pois se utilizam dos mesmos equipamentos e praticamente dos mesmos métodos para o mapeamento de uma gleba. Topografia e Geodésia: Ciências distintas ou complementares?
Contudo, observa-se que ambas as ciências são utilizadas para representação de informações da nossa superfície, entretanto qual a finalidade de cada uma?
Observemos as suas finalidades
A Topografia tem por finalidade mapear uma pequena porção daquela superfície (área de raio até 30km).
A Geodésia, tem por finalidade, mapear grandes porções desta mesma superfície, levando em consideração as deformações devido à sua esfericidade.
Bora conferir as divisões de representações do plano topográfico?
Os levantamentos topográficos/geodésicos podem ser divididos em dois tipos:
Levantamento PLANIMÉTRICO, compreendendo o conjunto de operações necessárias para a determinação de pontos e feições do terreno que serão projetados sobre um plano horizontal de referência através de suas coordenadas X e Y (representação bidimensional).
Levantamento ALTIMÉTRICO, compreendendo o conjunto de operações necessárias para a determinação de pontos e feições do terreno que, além de serem projetados sobre um plano horizontal de referência, terão sua representação em relação a um plano de referência vertical ou de nível através de suas coordenadas X, Y e Z (representação tridimensional).
Ao conjunto de métodos abrangidos pela planimetria e pela altimetria dá-se o nome de TOPOMETRIA (mais conhecida como Planialtimetria).
A TOPOLOGIA, por sua vez, utilizando-se dos dados obtidos através da topometria, tem por objetivo o estudo das formas da superfície terrestre e das leis que regem o seu modelado.
Assim sendo, é oportuno salientar que os levantamentos planimétricos e/ou altimétricos são definidos e executados em função das especificações dos projetos. Assim, um projeto poderá exigir somente levantamentos planimétricos, ou, somente levantamentos altimétricos, ou ainda, ambos os levantamentos.
Mas qual a Importância da topografia e da geodésia?
Diante disto, as vezes se perguntamos qual a importância destas ciências elas são a base de qualquer projeto e de qualquer obra realizada por engenheiros ou arquitetos.
Por exemplo, os trabalhos de obras viárias, núcleos habitacionais, edifícios, aeroportos, hidrografia, usinas hidrelétricas, telecomunicações, sistemas de água e esgoto, planejamento, urbanismo, paisagismo, irrigação, drenagem, cultura, reflorestamento etc., se desenvolvem em função do terreno sobre o qual se assentam. (DOMINGUES, 1979).
Portanto, é fundamental o conhecimento detalhado deste terreno, tanto na etapa do projeto, quanto da sua construção ou execução e, a Topografia e a Geodésia, fornece os métodos e os instrumentos que permitem este conhecimento do terreno e asseguram uma correta implantação da obra ou serviço.
Topografia = Geodésia?
Contudo, mesmo não explanando todas as especificidades destas duas ciências aqui neste artigo pode-se afirmar que a Topografia é menos complexa e restrita, e podemos considerá-la apenas um capítulo da Geodésia, que é uma ciência muito mais abrangente e complexa.