Categorias
Capa de artigo topografia x geodésia

Topografia e Geodésia: Ciências distintas ou complementares?

Muitas vezes quando se fala de mensuração ou caracterização da superfície terrestre, essas ciências podem ser confundidas pois se utilizam dos mesmos equipamentos e praticamente dos mesmos métodos para o mapeamento de uma gleba. Topografia e Geodésia: Ciências distintas ou complementares?

Contudo, observa-se que ambas as ciências são utilizadas para representação de informações da nossa superfície, entretanto qual a finalidade de cada uma?

Observemos as suas finalidades

A Topografia tem por finalidade mapear uma pequena porção daquela superfície (área de raio até 30km).

A Geodésia, tem por finalidade, mapear grandes porções desta mesma superfície, levando em consideração as deformações devido à sua esfericidade.

Topografia, Geodésia e Cartografia
Fonte: Topografia, Geodésia e Cartografia (Prof.: Dr. Tule César Barcelos Maia)

Bora conferir as divisões de representações do plano topográfico?

Os levantamentos topográficos/geodésicos podem ser divididos em dois tipos:

Levantamento PLANIMÉTRICO, compreendendo o conjunto de operações necessárias para a determinação de pontos e feições do terreno que serão projetados sobre um plano horizontal de referência através de suas coordenadas X e Y (representação bidimensional).

Levantamento ALTIMÉTRICO, compreendendo o conjunto de operações necessárias para a determinação de pontos e feições do terreno que, além de serem projetados sobre um plano horizontal de referência, terão sua representação em relação a um plano de referência vertical ou de nível através de suas coordenadas X, Y e Z (representação tridimensional).

Ao conjunto de métodos abrangidos pela planimetria e pela altimetria dá-se o nome de TOPOMETRIA (mais conhecida como Planialtimetria).

A TOPOLOGIA, por sua vez, utilizando-se dos dados obtidos através da topometria, tem por objetivo o estudo das formas da superfície terrestre e das leis que regem o seu modelado.

Assim sendo, é oportuno salientar que os levantamentos planimétricos e/ou altimétricos são definidos e executados em função das especificações dos projetos. Assim, um projeto poderá exigir somente levantamentos planimétricos, ou, somente levantamentos altimétricos, ou ainda, ambos os levantamentos.

Mas qual a Importância da topografia e da geodésia?

Diante disto, as vezes se perguntamos qual a importância destas ciências elas são a base de qualquer projeto e de qualquer obra realizada por engenheiros ou arquitetos.

Por exemplo, os trabalhos de obras viárias, núcleos habitacionais, edifícios, aeroportos, hidrografia, usinas hidrelétricas, telecomunicações, sistemas de água e esgoto, planejamento, urbanismo, paisagismo, irrigação, drenagem, cultura, reflorestamento etc., se desenvolvem em função do terreno sobre o qual se assentam. (DOMINGUES, 1979).

Portanto, é fundamental o conhecimento detalhado deste terreno, tanto na etapa do projeto, quanto da sua construção ou execução e, a Topografia e a Geodésia, fornece os métodos e os instrumentos que permitem este conhecimento do terreno e asseguram uma correta implantação da obra ou serviço.

Topografia = Geodésia?

Contudo, mesmo não explanando todas as especificidades destas duas ciências aqui neste artigo pode-se afirmar que a Topografia é menos complexa e restrita, e podemos considerá-la apenas um capítulo da Geodésia, que é uma ciência muito mais abrangente e complexa.

Ou seja, Continuamos nos próximos artigos….

Postagens Relacionadas
consulte Mais informação

Vergalhão de fibra de vidro: a galinha dos ovos de ouro da engenharia?

O vergalhão de fibra de vidro surge no mercado como uma alternativa à tradicional barra de aço utilizada nas estruturas de concreto armado. Feito com material leve, não corrosivo e reciclável, ele promete uma resistência à tração até três vezes maior que o aço. Seria o material perfeito, mas será que é tudo isso mesmo?