Categorias
Certificação Especialista ANBIMA (CEA)

Profissões do mercado financeiro | Parte 04 | Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA (CEA)

Se eu falar pra vocês que existem muitas certificações a serem compartilhadas, vocês acreditam? Pois é!!! Agora é a vez da Certificação Especialista em Investimentos ANBIMA (CEA).

Dentro das instituições bancárias é comum ter profissionais certificados com CPA-10 e CPA-20. Para aqueles que desejam dar um UP na atuação, buscam se especializar e ser intitulado Especialista em Investimentos, através do CEA.

Mas afinal, o que é o CEA?

Antes de entrar no assunto, vale a pena conhecer a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, conhecida apenas como ANBIMA, é o órgão que mais dá certificados para os profissionais do mercado financeiro. Agora vamos lá!!

A Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA (CEA) certifica profissionais que assessoram os gerentes de conta de clientes pessoas físicas em investimentos, podendo indicar produtos de investimento. Ao obter a CEA, o profissional pode, automaticamente, exercer as atividades abrangidas pela CPA-10 e pela CPA-20. Ou seja, a CEA é um exame mais técnico que as certificações citadas anteriormente.

Certificação na prática

Para obter tal certificação é necessário realizar uma prova. O exame tem 70 questões e é dividido em seis módulos, sendo eles focados nos temas:

  1. Sistema Financeiro Nacional e Regulação dos Mercados;
  2. Fundamentos de Economia, Finanças e Estatística;
  3. Produtos de Renda Variável, Renda Fixa e Contratos Derivativos;
  4. Fundos de Investimento e Produtos de Previdência Complementar;
  5. Gestão de Carteira e Risco;
  6. Planejamento de Investimento.
Qual o valor da inscrição para a prova da CEA?

A ANBIMA cobra uma taxa de inscrição diferente para os associados e não-associados. Aos não associados, o valor é de R$ 824,00. Para os associados, a taxa cai para R$ 687,00. (associados são profissionais com certificação CPA-10 ou 20)

A inscrição deve ser paga via boleto bancário, que é enviado pela própria ANBIMA. Mas, para fazer sua inscrição, é só entrar no site oficial da ANBIMA.

E você, atua numa instituição bancária? Quer iniciar a carreira no mercado financeiro? A Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA CEA pode ser uma boa alternativa.

Lembre-se: Certificações precisam de dedicação nos estudos. Portanto, intensidade e simulados são chaves importantes para aprovação no exame.

Clique aqui e veja os outros artigos sobre Engenharia e Mercado Financeiro.

Postagens Relacionadas
consulte Mais informação

O alto índice de demissões por falta das Soft Skills: qual a habilidade comportamental mais requisitada pelas empresas?

Sabemos que o significado literal de Soft Skill é habilidades comportamentais, ou seja,   a capacidade interpessoais dos profissionais.…