Categorias
Estátua de loja Havan é derrubada por ventania

Queda de estátua da Havan e a importância das simulações digitais

Neste mês de maio, a Marinha do Brasil emitiu um alerta sobre fortes rajadas de vento no litoral norte do Rio Grande do Sul, segundo especialistas as rajadas chegaram até 75km/h. Com a ventania, a famosa réplica da estátua da liberdade, grande símbolo da loja, despencou e acertou postes de energia.

Segundo a própria empresa a réplica tem 3,6 toneladas e 20 metros de altura, construída principalmente com fibra de vidro. Em sua fabricação há o envolvimento de diversas empresas e colaboradores, levando em torno de 30 dias para ser concluída e com cerca de 65 unidades por todo o País.

A empresa já encaminhou a réplica para reparos, mas esse acontecimento deixa a reflexão:

Esse acidente poderia ter sido evitado?

Difícil afirmar algo sem saber todos os fatos, porém o acontecimento reforça a importância que as simulações digitais tem no desenvolvimento de um projeto.

XFlow

Simulação Digital

Softwares de simulações digitais permitem testar diversas situações extremas de forma virtual e assim aprimorar o projeto ainda na fase de concepção, sendo este um dos pilares da indústria 4.0.

Entre os principais pilares para a simulação digital, podemos citar:

  • definir;
  • testar;
  • avaliar;
  • melhorar;
  • implementar, e;
  • monitorar.

Define-se o cenário problema, geralmente o pior caso a qual o projeto pode ser exposto e quais seriam as respostas ideais. A partir disto é feita a simulação, análise dos resultados obtidos e então as otimizações e ajustes no projeto, até que seja alcançando um modelo virtual ideal que responda de acordo ao esperado.

XFlow
XFlow

Mão de Obra especializada

Por isso é importante além do uso da tecnologia certa, ter um time qualificado para analisar os testes ideais e quais as melhores otimizações e ajustes a serem realizados com base nos resultados. Infelizmente, nesta parte ainda há um impasse.

Embora essa tecnologia seja do interesse de muitos, pelos bons resultados e economias que fornece, há poucos profissionais qualificados para implementá-la.

De acordo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), simulações e análises com modelos virtuais são presentes em somente 5% das organizações: esse número sobe para 10% quanto consideradas as empresas de alta intensidade tecnológica. 

Desta forma, fica evidente que o mercado brasileiro ainda tem muito o que caminhar com relação ao uso desta tecnologia tão eficiente. Por fim, é fato que as simulações justificam a si quando por meio delas conseguimos reduzir tempo e dinheiro, sem comprometer a qualidade final. Com as validações digitais os números de protótipos e testes reais são reduzidos drasticamente e assim, quem usa deste método tem destaque no mercado. 

Recentemente a Mahle informou em seu novo projeto de motor o uso de simulações e também é possível ver aqui o caso de sucesso aplicado a carros de corridas.

Postagens Relacionadas