Categorias

Engenharia por trás dos festivais de música!

Saiba mais como a engenharia atua por trás nos grandes festivais de música!

Juntamente com o espírito livre e potente associados à cultura do entretenimento, a engenharia desempenha um papel desproporcional  na produção de um festival de música.

Fonte: Ultra Music Festival

Para organizar um evento tão grande, uma série de estruturas temporárias deve ser construída para atender às necessidades de encenação, produção e facilitação relacionadas ao evento. 

As estruturas necessárias incluem estágios e equipamentos relacionados de tamanhos variados, estruturas de sombra / proteção contra os elementos, infraestrutura de água e banheiro e áreas administrativas.

A complexa engenharia por trás da criação de um festival de música não trata-se de amadorismo, pois requer um alto nível de habilidade e pensamento adaptativo para chegar a um produto final, considerando qualidade, sustentabilidade e segurança.

Os alunos interessados ​​em obter um diploma em engenharia devem considerar a indústria de festivais de música como uma área de trabalho. 

Os engenheiros responsáveis ​​por projetar os componentes estruturais de um festival de música são os arquitetos por trás da aparência, sensação e som de um evento. 

Para começar com a aparência de um evento, os engenheiros são responsáveis ​​por criar estágios que maximizam a singularidade de um evento específico. A produção de um projeto de palco de sucesso se resume a quão bem os engenheiros fazem uso do espaço disponível.  

Steve Lieberman, proprietário da SJ Lighting, responsável pelo design de cenário de festivais como, Electric Daisy Carnival e Ultra Music Festival da Insomniac, afirma que: “os caras do áudio sempre dizem ‘ninguém vem para ouvir as luzes’, mas ninguém vem para olhar para o PA também.” (Bein)

Fonte: SJ Lighting

Lieberman acerta em cheio ao identificar que são os elementos visuais de um festival de música que criam a experiência para o público. E continua: “O elemento visual do que está acontecendo cria uma conexão emocional muito tangível com a música”. 

Quando as coisas acontecem quando deveria acontecer – o vídeo, a luz, aquelas grandes quedas e momentos na música – isso significa tudo para o público.

Embora o elemento visual do design do palco seja crucial para criar o espaço no qual os artistas atuam, sem as devidas considerações de engenharia de áudio, os palcos dos festivais não fariam o uso adequado de seu espaço.

O padrão predominante da indústria para fornecer som em festivais ao ar livre é a linha de alto-falantes, que são conjuntos que fornecem som para uma área mais ampla e são controlados com mais precisão pelos engenheiros de áudio.

Jon Burton, engenheiro-chefe de som ao vivo da Prodigy, diz que “os locais dos festivais também têm vários palcos, todos próximos o suficiente para que, sem alguma regulamentação e cuidado, o som dos sistemas maiores pode inundar os menores” (Burton).

 Eventos,
Fonte: VilaMIX
Maior palco do mundo, do Villa Mix Goiânia, entrou para o livro dos recordes. 

É aí que entram os engenheiros de som, pois sem eles um festival de música não soa bem. Enquanto os engenheiros estruturais e de iluminação são responsáveis ​​pela criação do espaço, os engenheiros de som são responsáveis ​​pela manutenção do espaço para garantir que cada estágio cubra a área pretendida.

Os engenheiros de som têm muitas frentes para atender, sejam os promoter, os empresários da banda, os funcionários locais ou os próprios artistas e o principal, o público, cada um com suas próprias expectativas para o som, e precisam criar um meio-termo que satisfaça a todos.

Ray Furze, um premiado engenheiro de som, diz em relação às várias limitações do som de festival, “podemos estar negando a toda uma geração de crianças uma verdadeira experiência de show de rock”. 

É deixado para os engenheiros de som adicionar a dinâmica ao som ao vivo enquanto trabalham dentro de suas limitações.

Festivais,
Fonte: Rukes.com, Ultra Music Festival Facts.

Assim, embora o campo acadêmico da engenharia possa parecer totalmente alheio à indústria de festivais de música, é um campo crucial para a criação de um evento de sucesso. 

Portanto, espero que as informações fornecidas acima transmitam ao leitor a amplitude do escopo e a variedade de oportunidades de emprego na indústria de festivais de música para engenheiros com diferentes especialidades.

Continue lendo aqui no blog da engenharia!

Postagens Relacionadas