Conhecimento Técnico que Transforma
Conhecimento Técnico que Transforma
Categorias
Popular

Tecnologia da China pode ser entrave para SP liderar hospital da USP

A implementação do primeiro hospital inteligente do SUS no complexo do Hospital das Clínicas da USP promete revolucionar o atendimento público. Com tecnologias de ponta, o projeto alia inovação digital à alta complexidade da saúde brasileira.

Inspirado em modelos chineses, o projeto ITMI-Brasil integra inteligência artificial, big data e conectividade 5G para modernizar a gestão hospitalar e a regulação de leitos, promovendo eficiência e redução do tempo de internação. A cooperação estratégica entre Brasil e China, mediada pelo Centro Chinês da USP e financiada pelo banco do BRICS, destaca a importância desse intercâmbio internacional para impulsionar inovação na saúde digital.

Com um investimento previsto de US$ 320 milhões e uma área de 150 mil metros quadrados, o hospital inteligente visa inicialmente conectar 10 UTIs em todo o país. A tecnologia permitirá monitoramento remoto, triagem automatizada e atendimento humanizado, combinando automação hospitalar com ensino remoto. A expectativa é que a aplicação de IA e sistemas 5G reduza significativamente os tempos de espera e aumente a eficiência do SUS.

O projeto não só tem potencial para transformar o sistema público de saúde como também posiciona São Paulo na vanguarda da inovação tecnológica em saúde. Porém, a dependência da tecnologia chinesa coloca desafios regulatórios e geopolíticos que precisam ser geridos para garantir soberania tecnológica e transferência efetiva de conhecimento.

mercado imobiliário

Mercado Imobiliário é responsável pela alta do PIB da Construção Civil

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (4), o Produto Interno Bruto da Construção Civil cresceu 9,7% em 2021. Esse aumento expressivo é devido, principalmente, ao aumento das atividades do Mercado Imobiliário. Todavia, no ano anterior, o setor havia registrado queda de 6,3%.

Apesar do forte o aumento do preço dos insumos, o Setor da Construção Civil conseguiu se manter aquecido. Essa é a maior alta dos últimos 11 anos, visto que em 2010 a variação do PIB da Construção foi de 13,1%. Observe abaixo a variação do PIB da Construção comparado com o PIB do Brasil de 2010 a 2021.

mercado imobiliário
Fonte: Contas Nacionais Trimestrais – 4° Trimestre de 2021, IBGE

Taxas de juros mais baixas

“Neste contexto, é preciso destacar o ciclo de negócios iniciado ainda em 2020, primeiro ano da pandemia, e que foi especialmente impulsionado pelo baixo patamar das taxas de juros”

disse Leda Vasconcelos, Economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

No mês de janeiro de 2021, a Taxa SELIC estava a 2% a.a., sendo o menor patamar da história e, em fevereiro de 2022, o Copom (Comitê de Política Monetária) fixou a meta em 10,75%. Ainda assim, de acordo com o Banco Central (BACEN), as taxas de juros do financiamento imobiliário subiram, em média, 1,92% a.a., o que ainda estimula o Crédito Imobiliário.

mercado imobiliário
Pessoa Física – Financiamento imobiliário com taxas de mercado (BACEN, janeiro/22)

Financiamento Imobiliário

De acordo com o relatório fornecido pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), os financiamentos imobiliários com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) somaram mais de R$ 205 bilhões no ano de 2021, o que corresponde a um aumento de 65,68% em relação ao ano anterior e também a um recorde histórico anual.

Ainda segundo dados divulgados pela Abecip, nesse mesmo ano foram financiadas 288 mil unidades habitacionais na modalidade construção ou reforma e mais de 578 mil imóveis na modalidade aquisição. Nesse sentido, o número total de imóveis financiados em 2021 equivale ao dobro dos imóveis financiados no ano anterior, que já era um recorde histórico.

Construção Civil

O que esperar de 2022

O Mercado Imobiliário tem dado oportunidades a diversos profissionais em toda a cadeia produtiva da Construção Civil. De acordo com o Ministério do Trabalho, o setor contratou mais de 244 mil trabalhadores sendo o melhor desempenho dos últimos 11 anos. Definitivamente, o mercado está cada vez mais aquecido e considerando a quantidade de novos lançamentos imobiliários, podemos apostar que 2022 será um ano ainda melhor.

Se quiser saber mais sobre o Mercado Imobiliário, acesse o meu último artigo sobre o assunto, clique aqui.

Siga-me no Instagram: @engmelquizedeck.

Share this article
Shareable URL
Prev Post

Atuais movimentos importantes do Setor Elétrico Brasileiro

Next Post

Descubra como os navios são lançados na água

Read next

Nunc libero etiam enim

Structured gripped tape invisible moulded cups for sauppor firm hold strong powermesh front liner sport detail.…