BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

Qual o papel das geotecnologias na tomada de decisões durante as Guerras?

O conhecimento da superfície terrestre pelo homem para dele se apropriar de maneira mais efetiva tem sido uma busca obstinada durante séculos. Consequentemente após a 2ª Guerra Mundial, e marcadamente no período da Guerra Fria, a busca pelo conhecimento do Planeta Terra e do universo ganhou contornos geopolíticos mais acentuados.

Tal situação estimulou esforços por parte de vários países, como Estados Unidos e a antiga União Soviética, que lançaram no espaço satélites para pesquisa espacial. Certamente uma medida de conhecer com maior clareza as dinâmicas ambientais e sociais do nosso geoide. Mas caso você ainda não saiba o que são geotecnologias dá uma olhadinha neste artigo aqui!

Uso do Sensoriamento Remoto

Sensoriamento remoto é o conjunto de técnicas de captação e registro de imagens a distância por meio de diferentes sensores, como equipamentos fotográficos, scanners de satélites, radares e drones/VATs.

As imagens obtidas podem revelar muitos dos elementos geográficos da superfície terrestre, como florestas, áreas de cultivo e cidades, e da atmosfera, como nuvens ou fumaça de incêndios florestais.

Imagem de satélite da Maxar identifica coluna militar russa de 64 km rumo a Kiev, na Ucrânia (Imagem: Twitter Maxar)

Desta forma fica evidente que a utilização desta técnica vem proporcionar uma visão privilegiada das situações registradas assim possibilitando uma melhor tomada de decisão.

Uso de Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS)

O sistema global de navegação por satélite é definido como uma constelação de satélites que permite determinar o posicionamento e localização de um veículo ou receptor em qualquer lugar do globo, seja em terra, mar ou ar.

Galileo_sat_constallation

Alguns dos sistemas GNSS conhecidos são o norte-americano GPS, o europeu Galileu, o russo GLONASS, entre outros.

O sistema de posicionamento global (GPS) foi desenvolvido no contexto da Guerra Fria. De fato foi o resultado da corrida armamentista entre os Estados Unidos e a extinta União Soviética.

Esse sistema foi projetado para localizar com precisão um objeto ou pessoa, assim como fornecer sua velocidade (caso esteja em movimento), na superfície terrestre ou num ponto qualquer próximo a ela.

O fato é que, é evidente o seu enorme potencial estratégico-militar, como ficou demonstrado na Guerra do Golfo (1991) e no recente combate contra o Iraque (2003), os alvos a serem atingidos pelas Forças Armadas norte-americanas, fixos ou móveis, puderam ser localizados com grande precisão pelo GPS.

Da mesma forma, os chamados mísseis teleguiados, lançados de aviões ou embarcações de guerra, eram orientados por esse sistema de posicionamento.

Além de utilizado militarmente, o GPS é empregado para orientar a navegação aérea e a marítima.

GPS e seus possíveis usos

Uso Sistema de Informação Geográfica (SIG)

Os sistemas de informação geográfica (SIGs) também exemplificam as enormes
possibilidades de coletar e processar dados sobre a geografia do planeta, geradas
pela utilização da informática.

Com isso o SIG pode ser entendido como um banco de dados georreferenciados, ou seja, localizados de maneira precisa no espaço.

Desta forma bastante utilizada hoje e de suma importância para estudos geográficos de correlação, haja vista que consegue combinar dados de diferentes fontes e espacializar essa informações em um mapa.

O site Liveumap, que acompanha a guerra em tempo real, é montado com base em plataformas de dados abertos.

Portanto, o SIG é instrumento essencial para análises complexas que envolvem uma grande
quantidade de informações que, depois de combinadas e processadas, fornecem ao usuário novos dados que podem ser transformados em gráficos, tabelas e principalmente em mapas.

Fala aí… Gostou do artigo? Comenta aqui em baixo! Queremos saber a sua opinião sobre o assunto.

Total
2
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese