Categorias

Tecido que escuta?

Pesquisadores de Cingapura desenvolveram um tecido que é uma espécie de malha cujos fios funcionam como microfones (é isso mesmo?)

Pois é, é isso mesmo que você leu! EU ESTOU CHOCADA COM ESSE TECIDO! Vem comigo saber tudo!

O tecido capta o som e converte em impulsos elétricos que podem, por exemplo, serem usados para alimentar um implante que possibilita uma pessoa a ouvir. Estão começando a entender agora, certo??

Olha, de grosso modo podemos dizer que sabemos que todos tecidos das nossas roupas vibram em resposta aos sons audíveis, contudo, essas vibrações possuem comprimento de onda na escala dos nanômetros. Essa fibra produzida é produzida com materiais piezoelétricos, que produzem eletricidade quando são dobrados ou deformados mecanicamente e vice-versa.

Eles se mostraram capazes de capturar sons em uma ampla gama de decibéis (como exemplo, do fundo de uma biblioteca silenciosa até do tráfego rodoviário). Quando foi usado no forro de uma camisa, ele conseguiu detectar até mesmo os batimentos cardíacos de um usuário. Ou seja rapaziada, quando verem o/a crush, vocês seria pegos pelo tecido (risos).

Como o funcionamento das fibras piezoelétricas é simétrico, elas também podem ser utilizadas para gerar som, como uma gravação de palavras faladas, que outro tecido pode detectar.

Qual seria a aplicabilidade desse tecido?

“Usando uma vestimenta acústica, por exemplo, você pode falar através dela para atender telefonemas e se comunicar com outras pessoas …. Além disso, este tecido pode interagir de forma imperceptível com a pele humana, permitindo que os usuários monitorem suas condições cardíacas e respiratórias de maneira confortável, contínua, em tempo real e de longo prazo”.

Disse um dos pesquisadores.

Para saberem mais acessem aqui!

Gostaram da matéria? Deixe seu comentário!!

Para conhecerem mais sobre esse universo da Engenharia de Materiais, fiquem ligados aqui no Blog da Engenharia!

Postagens Relacionadas